Dentro da biotecnologia, plantas e animais possuem certa similaridade quanto a natureza do seu material genético e, também, em relação aos mecanismos onde são possíveis obter a informação genética, a qual é processada e utilizada. Entretanto, podem ser observadas diferenças. Neste caso é correto afirmar que:
as plantas estabelecem uma linhagem germinativa específica, havendo distinção entre células que formam o organismo e as células reprodutivas.
todas as células vegetais nucleadas possuem, em princípio, a capacidade de produzir um novo indivíduo (totipotencialidade) e a possibilidade de uma célula produzir gametas é apenas uma função de sua localização no organismo.
plantas só se reproduzem assexuadamente.
em animais os gametas não são apenas produzidos por células-filhas descendentes de uma linhagem germinativa.
o ciclo de vida de um animal é mais elaborado e complexo do que em plantas.