Imagem de fundo

Quando pensamos em energia, logo vêm à mente a maneira com...

Quando pensamos em energia, logo vêm à mente a maneira com que os organismos vivos conseguem sua nutrição, ou seja, a ação necessária para a manutenção do funcionamento das células seja para multiplicar suas células no crescimento, bem como para refazer outras partes, tudo isso intermediado pelo fornecimento energético adequado. Sobre estes processos, assinale a alternativa correta.


A

O processo de decomposição da glicose e solta da energia é chamado de respiração celular anaeróbia.


B

Dois grandes processos relacionados à formação energética são anabolismo, quando ocorre a degradação das substâncias e o catabolismo, quando ocorre a formação das moléculas.


C

A Biofísica é a área que estuda a aplicação de tais conhecimentos moleculares sobre os processos energéticos, como os quais que ocorrem nos seres vivos.


D

A maioria dos seres vivos tem energia via ação da glicose e gás oxigênio, resultando em água e gás carbônico, primordiais para o desenvolvimento.


E

A glicólise na cadeia respiratória segue a fórmula “2 ATP + 2 NADH – 2 ATP -> 2 ATP + NADH”.