Imagem de fundo

Um professor de Biologia do Ensino Médio levou para a sala de aula uma planta do grupo ...

Um professor de Biologia do Ensino Médio levou para a sala de aula uma planta do grupo das angiospermas, semelhante à figura a seguir. Depois de explicar e mostrar, para os alunos, as principais características do grupo, selecionou quatro alunos e perguntou-lhes, se aquela espécie era monocotiledônea ou eudicotiledônea. A resposta teria que ser acompanhada de uma justificativa baseada em critérios de anatomia externa da planta.

Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresente a resposta e a justificativa corretas.

A

João: “É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.”

B

Maria: “É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.”

C

Pedro: “É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras paralelas, flores com sépalas e pétalas organizadas em base 5 (pentâmeras) e semente com um cotilédone reduzido.”

D

Cláudia: “É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras reticuladas, caule do tipo colmo e semente com dois cotilédones com ou sem reserva.”