Questões de Concursos Para Camara de Parauapebas - Câmara de Parauapebas - PA

 
 
Disciplina
Assunto
Banca
Instituição 1
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
371 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um mecanismo construído para melhorar o desempenho e a segurança dos discos rígidos existentes nos computadores, utilizando discos extras. Existem diversos mecanismos de RAID distintos para atender a problemas específicos, cada um com suas características próprias. Sobre os mecanismos de RAID e suas respectivas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) RAID 0: escreve strips no banco de dados de forma circular, utilizando diversos discos, com paralelismo usando redundância via cópia.

( ) RAID 5: possui paralelismo em nível de bloco, com redundância através de paridade calculada por blocos distribuídos entre os discos.

( ) RAID 6: possui paralelismo em bloco, com emprego de duas paridades para suportar falhas simultâneas em dois discos.

( ) RAID 1+0: é uma combinação de dois ou mais subgrupos de espelhamento agrupados em uma única matriz, unindo desempenho e segurança em um único agrupamento de discos.


A sequência está correta em


A

V, V, F, F.


B

V, F, V, F.


C

V, F, V, F.


D

F, F, V, V.

No departamento de matemática de uma universidade, cada professor leciona uma única disciplina. As professoras Joana, Patrícia e Mariana lecionam as disciplinas de análise real, álgebra linear e estatística, mas não necessariamente nessa ordem. Considere que apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira:


• Joana leciona análise real.

• Patrícia não leciona análise real.

• Mariana não leciona estatística.


Com base nessas informações, é correto afirmar que:


A

Patrícia leciona estatística.


B

Mariana leciona análise real.


C

Joana não leciona estatística.


D

Mariana leciona álgebra linear.

Alessandra, Bianca e Catarina se reuniram em um shopping para assistirem a um filme. As três amigas foram com o mesmo modelo de tênis, porém com cores distintas. Sabe-se que um tênis era azul, outro era amarelo e, o último, rosa. Das afirmativas seguintes, considere que somente uma é verdadeira:


• Alessandra está com o tênis rosa.

• Bianca não está com o tênis amarelo.

• Catarina não está com o tênis rosa.


Com base nessas informações, é correto afirmar que:


A

Bianca está com o tênis rosa.


B

Alessandra está com o tênis azul.


C

Catarina está com o tênis amarelo.


D

Alessandra está com o tênis amarelo.

Dois aquários possuem a mesma quantidade total de peixes ornamentais, contendo as espécies Platy e Molly, apenas. No primeiro aquário, a razão entre o número de peixes da espécie Platy e o número de peixes da espécie Molly é de 1/3, nessa ordem. Já no segundo aquário, essa razão é de 3/2. Com o objetivo de higienizar devidamente os dois aquários, todos os peixes foram colocados em um terceiro aquário. No novo aquário, podemos afirmar que a razão entre o número de peixes da espécie Platy e o número de peixes da espécie Molly, nessa ordem, é:


A


B


C


D

Para que uma simples placa de vídeo ou um disco rígido possam ser utilizados em qualquer micro, independentemente do processador instalado, utilizamos diversos modelos de barramentos de expansão. Assinale a alternativa que apresenta apenas os barramentos de expansão considerados externos ao micro.


A

ISA; USB; e, PCI.


B

AGP; EISA; e, PCI.


C

VLB; FireWire; e, AMR.


D

USB; FireWire; e, IrDA.

De acordo com o tratamento e o vocativo correspondente, assinale a associação INDEVIDA.


A

Senhoria – Ilustríssimo Senhor.


B

Meritíssimo – Meritíssimo Juiz.


C

Magnificência – Magnífico Reitor.


D

Excelência – Excelentíssimo Senhor.

Determinado aluno de um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu, através de sua plataforma de ensino, uma atividade para realizar as seguintes tarefas do conteúdo de sistemas numéricos:


  1. Converter o número 5834 da base decimal para binária;
  2. Converter o número DA23F da base hexadecimal para decimal; e,
  3. Converter o número 1011000001011 da base binária para hexadecimal.


Pode-se afirmar que as respostas corretas para as atividades são, respectivamente:


A

1011011001010 / 893503 / 160B


B

1011011001010 / 893502 / 160B


C

1011011001001 / 893502 / 160C


D

1011011001001 / 893503 / 160C

Considere que certo programa, ao ser instalado, deixou o computador lento, travando e, ainda, outros programas que funcionavam normalmente começaram a apresentar problemas. Sabe-se que o Sistema Operacional Windows possui um recurso para reverter tal problema – restauração do sistema – e, basicamente, faz o computador “voltar no tempo”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. A restauração do sistema não afeta nenhum dos documentos, imagens ou demais dados pessoais. Programas e drivers instalados recentemente podem ser desinstalados.

II. O usuário poderá escolher qual o ponto de restauração deverá ser utilizado para desfazer uma ação.

III. O usuário não poderá criar um ponto de restauração, pois ele é criado pelo sistema operacional sempre que uma nova instalação for realizada.

IV. Ao selecionar o ponto de restauração e clicar em “procurar programas afetados”, o sistema apresenta os programas e drivers que serão excluídos e os que poderão ser restaurados. Os programas e drivers restaurados podem não funcionar corretamente após a restauração necessitando, assim, ser reinstalados.

V. É possível ajustar um espaço em disco para a proteção do sistema. Se o espaço for totalmente ocupado, o sistema irá sinalizar o usuário para liberar espaço para novos pontos de restauração.


Está correto o que se afirma apenas em


A

III e IV.


B

I, II e III.


C

I, II e IV.


D

I, III e V.

Considerando as ideias expostas e ilustradas no 2º§, construções sintáticas características da chamada norma coloquial, linguagem informal ou norma popular tendem a ser mais:


A

Concisas.


B

Obsoletas.


C

Produtivas.


D

Adequadas.

Marinalva possui seis netos, sendo três homens (Álvaro, Breno e Cristiano) e três mulheres (Amanda, Bárbara e Claudete). Para dançarem quadrilha durante a festa junina da família de Marinalva, os seis netos se dividiram em três casais, cada um formado por um homem e uma mulher. Considere que, dentre as afirmativas a seguir, apenas uma é verdadeira:


  1. Amanda dançou com Cristiano.
  2. Álvaro dançou com Amanda ou Claudete.
  3. Breno dançou com Bárbara ou Claudete.


Com base nessas informações, é correto afirmar que:


A

Álvaro dançou com Bárbara; Breno dançou com Claudete; e, Cristiano dançou com Amanda.


B

Álvaro dançou com Claudete; Breno dançou com Bárbara; e, Cristiano dançou com Amanda.


C

Álvaro dançou com Claudete; Breno dançou com Amanda; e, Cristiano dançou com Bárbara.


D

Álvaro dançou com Amanda; Breno dançou com Bárbara; e, Cristiano dançou com Claudete.

Sobre o processador Intel Core i7, analise as afirmativas a seguir.


I. Trata-se de um processador de execução fora de ordem que inclui quatro núcleos.

II. Suporta a arquitetura de conjunto de instruções x86-64, uma extensão de 64 bits da arquitetura 80x86.

III. Cada núcleo em um i7 pode executar até 4 (quatro) instruções 80x86 por ciclo de clock, usando um pipeline de emissão múltipla, 16 (dezesseis) estágios, dinamicamente escalonados.

IV. Pode, também, suportar até dois threads simultâneos por processador, usando uma técnica chamada multithreading simultâneo.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II e IV, apenas.

Sendo a norma-padrão a norma dos estratos mais altos e mais bem escolarizados da sociedade, claro está que essas pessoas são os seus defensores naturais [...]” (4º§). Trata-se de um período composto por subordinação com oração reduzida. Assinale a opção que apresenta a sua adequada forma desenvolvida, sem alteração de sentido.


A

“Uma vez que a norma-padrão é a norma dos estratos mais altos e mais bem escolarizados da sociedade, claro está que essas pessoas são os seus defensores naturais [...]”


B

“À medida que a norma-padrão é a norma dos estratos mais altos e mais bem escolarizados da sociedade, claro está que essas pessoas são os seus defensores naturais [...]”


C

“Contanto que a norma-padrão seja a norma dos estratos mais altos e mais bem escolarizados da sociedade, claro está que essas pessoas são os seus defensores naturais [...]”


D

“Embora a norma-padrão seja a norma dos estratos mais altos e mais bem escolarizados da sociedade, claro está que essas pessoas são os seus defensores naturais [...]”

As threads são recursos que permitem que múltiplas execuções ocorram no mesmo ambiente do aplicativo com um grande grau de independência uma da outra, possibilitando, dessa forma, a ocorrência de múltiplas atividades simultâneas em uma mesma aplicação. Sobre as threads na linguagem Java, analise as afirmativas a seguir.


I. São considerados possíveis estados de uma thread: novo; executável; espera; espera programada; e, concluído.

II. Na maioria dos Sistemas Operacionais, cada thread recebe uma pequena quantidade de tempo do processador denominada quantum.

III. Implementar a interface Runnable do pacote Java.lang é uma forma de criar um aplicativo de múltiplas threads, utilizando classes e métodos predefinidos para criar threads que executem objetos Runnables.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III.


B

I, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e III, apenas.

A substituição da palavra destacada pelo sinônimo sugerido entre parênteses NÃO implica prejuízo semântico em:


A

“Junto com a urbanização acelerada, [...]” (ligeira)


B

[…] ele é visto não apenas como arcaico [...] (obsoleto)


C

“[...] a tolerância com o passado escravocrata, [...]” (indulgência)


D

Trata-se de uma percepção reducionista e equivocada da realidade.” (condicionante)

A sequência de figuras contém uma regra lógica de formação; observe.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que contém a figura que completa corretamente essa sequência.


A

Imagem associada para resolução da questão


B

Imagem associada para resolução da questão


C

Imagem associada para resolução da questão


D

Imagem associada para resolução da questão

Com o objetivo de verificar a precisão de quatro diferentes termômetros, um experimento foi realizado no laboratório. Em quatro recipientes, um líquido foi colocado nas temperaturas de 10° C, 15° C, 20° C e 25° C, respectivamente. Na sequência, cada termômetro foi colocado em um único recipiente e as temperaturas aferidas foram:



Termômetro 1

Termômetro 2

Termômetro 3

Termômetro 4

Temperatura

10° C

15° C

20° C

25° C

Resultado

9,8° C

14,7° C

19,4° C

24,6° C


Podemos afirmar que o líquido medido no termômetro mais preciso possui a temperatura de:


A

10° C


B

15° C


C

20° C


D

25° C

Neste esforço a que me vou entregando, recrio, e revivo, no texto que escrevo, a experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra.” Em relação ao trecho destacado, de acordo com a correção gramatical e semântica, considere as alternativas a seguir e assinale a correta.


A

A expressão “em que” é uma possibilidade adequada em “no texto que escrevo”, resultando em “no texto a que escrevo”.


B

Caso o substantivo “esforço” fosse substituído por substantivo do gênero feminino, o “a” em “a que me vou” seria obrigatoriamente omitido.


C

Considerando a função sintática do “que” em “a que”, a substituição por “em que” é uma possibilidade adequada de acordo com a norma padrão da língua.


D

O emprego da preposição “a” em “a que” trata-se de uma exigência do termo regente, portanto, alterando-se o referido termo não há garantia de sua permanência na frase.

O LibreOffice Writer 7.1 possui recursos que permitem ao usuário criar vínculo para outra parte de um documento, como também para um outro documento. Assinale, a seguir, o recurso destinado a criar um vínculo para outras partes do mesmo documento.


A

Fontwork.


B

Caracteres especiais.


C

Referências cruzadas.


D

Hifenização de palavras.

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Na criação da planilha do programa LibreOffice Calc 7.1 precedente, foi inserida na célula B9 uma fórmula para mostrar a quantidade de comissões criadas a partir do ano de 2016; assinale- a.


A

=CONT.SE(D4:D7>=2016)


B

=CONT.SE(D4:D7>=(2016))


C

=CONT.SE(D4:D7;>="2016")


D

=CONT.SE(D4:D7;">=2016")

Considerando a variação linguística na construção do texto escrito, pode-se identificar como ocorrência de informalidade a estrutura registrada em:


A

Primeiro, a ‘leitura’ do mundo, do pequeno mundo em que me movia; […]” (2º§)


B

Me vejo então na casa mediana em que nasci, no Recife, rodeada de árvores, […]” (3º§)


C

A retomada da infância distante, buscando a compreensão do meu ato de ‘ler’ o mundo particular […]” (3º§)


D

A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto.” (1º§)

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado