A avaliação de maturidade na governança de TI permite investigar e desenvolver planos de melhoria para as chamadas
dimensões do processo de maturidade. Estas dimensões permitem confirmar se as atividades desenvolvidas pela TI atendem de
uma forma consistente às expectativas de acionistas e controladores do negócio, e a necessidade de reporte público de
informações. O total das dimensões da maturidade, segundo o Cobit 4.1, é composto
A
pela capacidade da TI cumprir sua missão e objetivos de forma alinhada com o negócio; pelo controle sobre riscos e
conformidade das suas entregas com as expectativas e necessidades de negócio; pela cobertura financeira que determina
eficiência em custos e a capacidade de gerar retorno sobre investimentos.
B
pela condição de TI inovar e prover estratégias para o negócio; pelo acompanhamento de TI sobre as ações adotadas nas
áreas de tecnologia da informação de instituições concorrentes ou de operações semelhantes às da instituição para a qual
trabalha.
C
pela disciplina em realizar estudos de referência para confirmar se a TI está adotando as melhores práticas e tecnologias
para o negócio; pela capacidade e maturidade para fornecer seus serviços com excelência superior à de empresas que
possam fornecer os mesmos serviços de forma terceirizada.
D
pelas técnicas aplicadas por TI para levantar requisitos, desenvolver, testar e entregar sistemas de informação para as
diversas áreas de negócio da instituição; pelos artefatos de documentação que são produzidos ao longo do ciclo de vida
dos projetos.
E
pelos níveis de documentação sobre testes de qualidade em produtos de software antes da liberação dos mesmos para
uso na instituição; pelo porte dos fornecedores de serviços, sistemas e equipamentos, os quais se relacionam e proveem
itens para a instituição.