Considere, por hipótese, que um Tribunal utilize o serviço de uma empresa terceirizada cuja equipe de TI deve fornecer serviços por 200 horas mensais. De acordo com o processo Gerenciamento da Disponibilidade da ITIL v3 edição 2011, a Disponibilidade (D) pode ser medida como uma taxa percentual calculada em relação ao Tempo Total de Disponibilidade (TTD) de um período e o Tempo Total de Indisponibilidade (TTI) no mesmo período, de acordo com a fórmula: D = ((TTD – TTI) * 100)/ TTD
Suponha que os serviços de TI ficaram indisponíveis 40 horas em um determinado mês e que a empresa tenha um Acordo de Nível de Serviço-ANS com meta de 95% de disponibilidade. A disponibilidade (D) oferecida pela empresa terceirizada e a meta de disponibilidade acordada são, correta e respectivamente,
60% e 160 horas, o que indica que a empresa terceirizada não cumpriu o tempo de serviço do ANS.
75% e 152 horas, o que indica que a empresa terceirizada não cumpriu o tempo de serviço do ANS.
80% e 160 horas, o que indica que a empresa terceirizada cumpriu o tempo de serviço do ANS.
95% e 190 horas, o que indica que a empresa terceirizada cumpriu o tempo de serviço do ANS.
80% e 190 horas, o que indica que a empresa terceirizada não cumpriu o tempo de serviço do ANS.