O guia PMBoK v5 incorporou uma nova área de conhecimento denominada Gerenciamento das Partes Interessadas, que surgiu
da constatação de que a atenção para com a identificação correta dos stakeholders e a comunicação adequada e sistemática
para com eles têm impacto expressivo no sucesso do projeto e no grau de satisfação com as entregas realizadas.
A nova área de conhecimento tem em seu escopo o tratamento ao público interessado no projeto e seus resultados e contempla
4 processos, entre remanejados e novos. Um destes processos tem por objetivo complementar o plano de gerenciamento do
projeto definindo as práticas de comunicação que serão empregadas para os stakeholders, estabelecendo as naturezas de
comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc.), conteúdo necessário (o que
deve ser apresentado), a frequência (diária, semanal, mensal etc.) e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e
audiência).
O processo citado é:
A
Identificar os stakeholders.
B
Controlar o envolvimento dos stakeholders.
C
Planejar o gerenciamento dos stakeholders.
D
Gerenciar o envolvimento dos stakeholders.
E
Definir o plano e as práticas de comunicação dos stakeholders.