Questões de Concurso de Tomada de Decisão - Ciência da Computação

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1039482

Banco do Estado do Pará - PA (BANPARA/PA) 2018

Cargo: Técnico em Informática - Área Desenvolvimento de Sistemas / Questão 50

Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível: Médio

Um gerente de projeto pode utilizar ferramentas gráficas para identificar os riscos em um projeto. NÃO são uma ferramenta gráfica de risco os diagramas de
  • A. tornado.
  • B. Ishikawa.
  • C. influência.
  • D. causa e efeito.
  • E. fluxograma.

Questão 1015168

Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil) 2018

Cargo: Analista - Área Serviços Técnicos em Tecnologia da Informação / Questão 62

Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível: Superior

Quando se faz uma análise de dados, considerando um modelo DDD (data-driven decision-making), é comum treinar modelos de classificadores/regressores para ajudar na tomada de decisões. Acerca desses modelos, assinale a alternativa correta.
  • A. É uma boa prática testar os modelos nos dados utilizados para treiná-los com o objetivo de avaliar seus resultados.
  • B. Existe um conjunto de métricas que devem ser sempre utilizadas para testar os modelos, independente do problema analisado.
  • C. Precisa-se considerar a quantidade de dados disponíveis e a complexidade do problema para se escolher o melhor modelo.
  • D. É sempre recomendado treinar os modelos em clusters de computadores, pois todos os modelos precisam de muita computação para treinar.
  • E. Um conjunto maior de dados, em geral, não possibilita o treinamento de modelos mais complexos.

Questão 972040

Petrobras Transporte S.A (TRANSPETRO) 2018 (2ª edição)

Cargo: Analista de Sistemas Júnior / Questão 58

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

A tomada de decisão nas organizações pode ser suportada por um conjunto de ferramentas computacionais que refinarão as análises e darão mais segurança aos seus clientes gestores. Uma dessas ferramentas é o uso de bases de dados dimensionais, os armazéns de dados, ou data warehouses.

Uma das características inerentes a esse repositório de dados é verificada por

  • A. diferenciar-se na estrutura de construção dos data marts, esses últimos construídos durante o processo de data mining.
  • B. permitir operações de manutenção similares às bases transacionais, com operações de alteração e remoção de registros específicos.
  • C. possibilitar a sua construção a partir de fontes de dados tanto internas quanto externas à organização.
  • D. possuir características atemporais, pelo caráter consolidador de suas estruturas de dados.
  • E. ser direcionada a aplicações, com foco nos processos de negócio organizacionais.

Questão 610105

Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) 2013

Cargo: Analista - Área Negócios em Tecnologia da Informação / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os seguintes itens, relativos à gestão de processos de negócio.

Melhoria da comunicação e auxílio na identificação de papéis dentro da empresa são alguns dos benefícios do mapeamento e da modelagem de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 926901

Tribunal de Justiça   - MS (TJMS/MS) 2017

Cargo: Técnico de Nível Superior - Área Analista de Banco de Dados / Questão 30

Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Nível: Superior

Os dados para suporte à decisão são conceitualmente diferentes dos dados usados nos bancos de dados para processamento de transações. Esses últimos, também conhecidos como banco de dados operacionais, trabalham com dados pormenorizados, próprios para tratar questões como rastrear pedidos, resolver reclamações de cliente, atender às necessidades dos funcionários, etc. Em contraposição, os bancos para suporte à decisão, são estruturados a partir da transformação dos dados dos bancos operacionais, com o objetivo de facilitar a integralização dos diferentes processos de negócios, mantendo o desempenho de acesso.

Um modelo de dados Multidimensional é muito adequado à representação de dados e às operações próprias ao processamento de suporte à decisão. Com relação aos recursos e técnicas característica a dados multidimensionais, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A. O ROLAP (Relational OLAP) é uma alternativa proposta pelos fornecedores de SGBDs relacionais, que ampliaram seus produtos para oferecer uma arquitetura em que o armazenamento de dados multidimensionais é feito em bases de dados relacionais, o que permite utilizar linguagem SLQ para consulta, facilitando a construção e acesso aos datawarehouses, bem como a otimização dessas consultas, o que proporciona bom desempenho a esse tipo de solução.
  • B. Os dados de movimentação dos sistemas-fonte oferecem a base para atualizar um datawarehouse, afetando fatos e/ou dimensões. Os dados de movimentação ditos cooperativos envolvem a captura das atividades nos sistemasfonte a partir dos registros de log, cuja disponibilidade é imediata. Contudo, é necessária uma quantidade de processamento significativa para extrair dados úteis.
  • C. Dois exemplos de problemas comuns relativos à qualidade dos dados, que devem ser tratados nas fases de propagação e notificação do fluxo de trabalho para a manutenção de um datawarehouse, são do tipo transação orfanada – em que elementos importantes da transação são perdidos – e dados conflitantes – em que diferentes fontes apresentam conflito de dados, como endereços diferentes para o mesmo cliente.
  • D. No processo de renovação de um datawarehouse, a diferença de tempo de carga é a diferença entre a ocorrência de um evento no mundo real e seu armazenamento em um banco relacional (tempo de transação), para, na sequência, ocorrer o armazenamento do evento em um datawarehouse.
  • E. A tecnologia de armazenamento MOLAP (Multidimensional OLAP) permite a manipulação direta de cubos armazenados pré-calculados – com características exclusivas como esparsidade e agregação complexa, o que permite desempenho de consulta melhor do que as de abordagens concorrentes.

Questão 449794

Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária (INFRAERO) 2011

Cargo: Analista Superior III - Área Analista de Sistema / Questão 46

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambiente, sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa. Nesse contexto, considere:

I. As forças são competências essenciais da empresa, que estão sobre sua influência, e que podem ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo “o que a empresa possui de melhor que seus concorrentes?”, “o que faz os clientes voltarem à empresa?”, dentre outras.

II. As fraquezas são as competências que estão sob influência da empresa, mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, podendo ser encontradas nas respostas a questionamentos do tipo “por que os clientes não voltam depois de uma compra?”, “os funcionários são capacitados para suas funções?”, dentre outras.

III. As oportunidades e ameaças são fatores externos de criação ou destruição de valor, que não estão sob influência da empresa, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado, ou de fatores demográficos, econômicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.

 Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Questão 449795

Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária (INFRAERO) 2011

Cargo: Analista Superior III - Área Analista de Sistema / Questão 47

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Estratégia, estrutura organizacional e processos administrativos

são os fatores que compatibilizam a arquitetura

organizacional. No contexto da estrutura organizacional,

considere:

I. As unidades de trabalho são os projetos.

II. Os órgãos permanentes atuam como prestadores

de serviços nos projetos.

III. A organização de cada projeto é temporária.

IV. É a forma efetiva para conseguir resultados em

projetos ou problemas complexos.

V. É uma estrutura multidimensional.

Os itens I, II, III, IV e V referem-se, tipicamente, às

propriedades das estruturas

  • A.

    funcionais.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    por projetos.

  • D.

    funcionais e por processos.

  • E.

    por projetos e matriciais.

Questão 560565

Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal - DF (CBMDF/DF) 2011 (3ª edição)

Cargo: QOBM/Complementar – Área Informática / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens a seguir, referentes a sistemas de suporte à decisão.

Em banco de dados de apoio à decisão, há muita preocupação com a integridade dos dados e com a existência de redundância.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 435966

Tribunal de Contas da União (TCU) 2010

Cargo: Auditor Federal de Controle Externo - Área Apoio Técnico - Especialidade: Tecnologia da Informação / Questão 148

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando que o sistema descrito no texto apresenta características de suporte para a decisão e a gestão de conteúdos, julgue os próximos itens.

Três das características de suporte para a decisão que um sistema pode ter são: apresentar interface para o usuário final embasada em planilha eletrônica; conter um SGBD com uma tabela central e várias tabelas-satélites ou mesmo com estrutura recursiva (floco de neve); integrar informações oriundas de várias fontes de dados heterogêneas tanto no que concerne ao formato de dados de entrada, quanto à frequência de atualização dos dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 926685

Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória - ES (CETURB/ES) 2009

Cargo: Analista em Transportes - Área Analista de Sistemas / Questão 114

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Acerca de planejamento de sistemas de informação e de formalização e controle nas organizações, julgue os itens de a 120. O estudo básico das necessidades de informação é um passo inicial para identificar o tipo de decisão-chave que pode ser tomada, assim como os subsistemas de informação que podem gerar a informação. Por exemplo, a necessidade de um sistema de marketing e vendas de uma empresa pode requerer informações de mercado, experiência de vendas, andamento das vendas (obtidas por pesquisas de mercado), faturamento e orçamento da empresa.
  • C. Certo
  • E. Errado