A arquitetura Fibre Channel − FC pode ser implementada em três tipos de topologias de t...

A arquitetura Fibre Channel − FC pode ser implementada em três tipos de topologias de transporte. Considere que um Analista Judiciário foi solicitado a indicar as características destas topologias. O Analista afirmou, corretamente, que na topologia

A

point-to-point, a conexão entre dois dispositivos é dedicada. Há uma conexão direta entre duas Portas_E, criando uma banda dedicada entre os pontos.

B

arbitrated loops, há um laço ou anel físico, em que os dados são transmitidos de uma Porta_NL para outra Porta_NL até alcançar a Porta_NL de destino. Desta forma, existe um caminho contínuo de dados, permitindo que qualquer dispositivo possa acessar outro dispositivo no laço.

C

arbitrated loops, pode haver múltiplas e coexistentes conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade. Uma ou mais Portas_B são utilizadas na configuração da rede FC, fornecendo largura de banda mínima por porta.

D

fabric switch, as conexões diretas entre as Portas_FL do switch e as Portas_NL dos dispositivos são otimizadas. O número máximo de switches interconectados possíveis em uma rede FC é 511, fator que está ligado à capacidade máxima do endereçamento único de cada porta pelo modelo FC.

E

fabric switch, a topologia física do laço controlado com switch é do tipo anel-estrela. Um dos benefícios do uso de um centralizador é o atalho para cada porta, pois se uma porta estiver desabilitada, um caminho secundário será usado e o switch será o ponto único de falha.