Questões de Concurso de Democracia Representativa - Ciência Política

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 91187

Concurso MPOG Especialista em Políticas Públicas 2003

Questão 40

Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível Superior

Os partidos políticos, instituições clássicas da democracia liberal, são elementos centrais aos processos de participação e representação política. Leia as assertivas abaixo e indique a única perfeitamente correta.
  • A.

    O desenvolvimento dos partidos condiciona o processo de representação parlamentar. Porém quanto mais se amplia a cidadania política, mais se torna necessário enquadrar os eleitores em comitês capazes de tornar conhecidos os candidatos e de canalizar o sufrágio em sua direção e impedir que os sindicatos e movimentos sociais assumam o controle da máquina partidária.

  • B.

    Nas democracias contemporâneas, o aumento da participação política tem fortalecido os consensos e tornado o exercício da autoridade coercitiva menos necessário. Porém, o excessivo número de partidos e as eleições demasiado freqüentes sobrecarregam o sistema político, tornando-o ineficiente.

  • C.

    Em todas as democracias contemporâneas os partidos políticos distinguem-se de outras instituições que ordenam a participação devido às suas funções, a saber: as de organização das alternativas ideológicas e programáticas e de seleção dos representantes do povo por eleitores qualificados que, agindo como intermediários, levam ao conhecimento dos legisladores os interesses do seu grupo.

  • D.

    Tendo-se originado do reconhecimento do direito de o povo participar do processo decisório, os partidos políticos compreendem formações diversas, desde grupos ligados por vínculos personalistas até organizações burocráticas e impessoais, que se distinguem de outras instituições pelo fato de se moverem na esfera do poder político.

  • E.

    Além das suas funções de canalizar a participação, agregar interesses, selecionar lideranças, transmitir o questionamento político da sociedade, o que efetivamente diferencia os partidos políticos modernos de todas as demais instituições de mobilização política é a sua função de preenchimento de cargos públicos por meio da competição eleitoral.

Questão de Concurso - 204144

Concurso

Questão 32

Nível

O conceito de democracia representativa desenvolve-se à medida que se fortalece o processo de formação do Estado e se instaura o sistema de dominação burguesa. Este conceito não apresenta a seguinte característica:

  • A.

    Alargamento gradual do direito do voto, rumo ao sufrágio universal e ao princípio um homem, um voto.

  • B.

    Multiplicação dos órgãos representativos, que podem ser um ou dois (unicameral ou bicameral), em um nível (regimes unitários) ou em mais de um nível (sistemas federais).

  • C. Princípio democrático da soberania popular.
  • D.

    Participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.

  • E. Existência de liberdades positivas e negativas.