Questões de Concursos Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP)

Ver página CODESP/SP Navegar questão a questão

Questão 99977

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 1

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.

De acordo com o texto,

  • A.

    o navegador foi empurrado para fora da nave.

  • B.

    as estrelas desviaram a atenção do navegador dos instrumentos de navegação.

  • C.

    o pavor provocado pelo incidente desnorteou a tripulação da aeronave.

  • D.

    ao navegador não era permitida qualquer mudança do percurso planejado.

  • E.

    o primeiro herói interplanetário foi resgatado pela tripulação da aeronave.

Questão 100001

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 2

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.

O autor do texto

  • A.

    O autor do texto

  • B.

    discute a questão dos perigos de uma viagem interplanetária.

  • C.

    narra um acontecimento ocorrido numa viagem espacial.

  • D.

    escreve um relatório dos acontecimentos ocorridos na aeronave.

  • E.

    narra somente os fatos que aconteceram depois do incidente que envolveu o navegador.

Questão 100006

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 3

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.

Considere as frases retiradas do texto:

Era encarregado da navegação de bordo da aeronave estratosférica.

Não comunicaram nada aos passageiros-teste.

Nelas o autor se refere, respectivamente,

  • A.

    ao navegador e aos passageiros-teste.

  • B.

    ao navegador e aos profissionais experimentados.

  • C.

    ao nosso herói e a um grupo indeterminado de pessoas.

  • D.

    ao tampão do mirante e aos profissionais experimentados.

  • E.

    ao nosso herói e aos passageiros-teste.

Questão 100018

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 4

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.

Considere as frases do texto:

Os pronomes que substituem adequadamente as palavras grifadas são, respectivamente:

  • A.

    ele - elas - ele - os

  • B.

    o - elas - o - a eles

  • C.

    o - as - o - a eles

  • D.

    o - as - ele - lhes

  • E.

    ele - elas - o - lhes

Questão 100028

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 5

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.

Substituindo a palavra tampão pelo seu plural, a frase: ... quando estourou o tampão do mirante... ficará corretamente reescrita em

  • A.

    ... quando estourou os tampãos do mirante...

  • B.

    ... quando estouraram os tampãos do mirante...

  • C.

    .. quando estourou os tampões do mirante...

  • D.

    ... quando estourou os tampão do mirante...

  • E.

    ... quando estouraram os tampões do mirante...

Questão 100044

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 6

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.

Para o autor do texto,

  • A.

    símbolos, ícones e imagens caracterizam a mídia impressa.

  • B.

    os jovens educados a partir de imagens e ícones não adquiriram habilidade para o uso de palavras mais elaboradas em textos bem articulados.

  • C.

    um vocabulário rico e variado pode ser adquirido pelos jovens em conversações espontâneas entre seus iguais.

  • D.

    os jovens brasileiros são vorazes consumidores de informação pela mídia impressa.

  • E.

    o exercício da palavra escrita caracteriza os jovens brasileiros das últimas quatro décadas.

Questão 280091

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 7

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.

Na ordem em que se apresentam, as idéias contidas no texto podem ser resumidas adequadamente em

  • A.

    I. o aprendizado da expressão literária; II. a linguagem virtual; III. a linguagem audiovisual.

  • B.

    I. desaparecimento da mídia impressa; II. aparecimento da mídia eletrônica; III. o significado da linguagem virtual para o aprendizado do escrito.

  • C.

    I. aparecimento da linguagem audiovisual; II. a importância da linguagem verbal; III. o significado da linguagem virtual para a comunicação impressa.

  • D.

    I. a importância da linguagem audiovisual; II. desaparecimento da mídia impressa; III. a importância da linguagem verbal.

  • E.

    I. a importância da linguagem verbal; II. a linguagem audiovisual; III. o significado da linguagem virtual para a comunicação impressa.

Questão 280092

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 8

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.

Embora o autor faça uso de uma linguagem culta, adequada ao texto escrito, ele também usa expressões da fala espontânea, que dá um certo grau de informalidade a seu texto. São exemplos dessa linguagem informal:

  • A.

    está enchendo a discussão sobre o futuro do livro,... Com a chegada dos e-mails, dos sites virtuais,...

  • B.

    ... que ainda está na sua pré-história. ... por bem ou por mal, estão voltando à expressão literária...

  • C.

    É impossível deter a geléia... Já está enchendo a discussão sobre o futuro do livro,...

  • D.

    ... por bem ou por mal, estão voltando à expressão literária... ... um jovem normal possuía um vocabulário padrão...

  • E.

    É impossível deter a geléia... Com a chegada dos e-mails, dos sites virtuais,...

Questão 280093

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 9

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.

Considere as afirmações que seguem.

I. Os e-mails dão oportunidade para que o indivíduo aprenda a elaborar textos mais consistentes e bem articulados.

II. Tem sido intensa a discussão a respeito da sobrevivência dos meios de comunicação impressos.

III. Os jovens que escrevem e-mails são responsáveis diretos pela sobrevivência de textos literários.

Em relação ao texto está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

Questão 280094

Companhia Docas do Estado de São Paulo - SP (CODESP/SP) 2004

Cargo: Guarda Portuário / Questão 10

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Médio

As questões de 6 à 12 referem-se ao texto que segue.

O autor do texto leva o leitor a concluir que

  • A.

    retorno à literatura significa, para ele, volta à prática de elaboração de textos escritos.

  • B.

    ele procurou mostrar as especificidades das diferentes linguagens humanas.

  • C.

    o desenvolvimento da Internet é responsável pela dificuldade dos jovens de 25 a 30 anos de se expressarem por meio de palavras.

  • D.

    saber classificar sintaticamente os componentes da frase é condição indispensável para se escrever adequadamente.

  • E.

    a educação dos jovens pressupõe o armazenamento de grande quantidade de informações veiculadas pela Internet.