Imagem de fundo

Leia o texto abaixo sobre o Atlas da Notícia: “O Atlas da...

Leia o texto abaixo sobre o Atlas da Notícia:


“O Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. Identificamos e mapeamos veículos que publicam, mesmo que só esparsamente, notícias de interesse público – sejam impressos ou digitais – e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal. Estamos falando de produtores de notícias sobre a prefeitura e a câmara municipal e temas como contas públicas, saúde, educação, segurança, mobilidade e meio-ambiente. O projeto é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), mantenedor do Observatório da Imprensa, em parceria com Volt Data Lab.”


(https://www.atlas.jor.br/institucional/sobre-o-atlas-da-noticia/)


Em fevereiro de 2022, foram publicados os resultados da quinta edição do censo. Eles indicavam a liderança do jornalismo online e a redução dos chamados “desertos de notícias”.


Com base nas informações, é possível afirmar que, em relação à pesquisa anterior,


A

há um crescimento do número e na periodicidade de veículos voltados para o noticiário nacional e menos iniciativas de jornalismo local.


B

o crescimento do jornalismo online contribuiu para o aumento do número de municípios que não dispõem de veículos noticiosos locais.


C

há menos municípios que dispõem de veículos noticiosos locais, ficando a informação retida nas prefeituras e nas câmaras municipais.


D

mais municípios brasileiros passaram a ter veículos jornalísticos, muitos deles online, voltados ao noticiário de interesse local.


E

as grandes barreiras de entrada para criação de veículos nativos digitais impedem que eles se dediquem a cobertura de temas locais.