Imagem de fundo

Posicionar a câmera pode parecer uma decisão industrial baseada na iluminação ou em ou...

Posicionar a câmera pode parecer uma decisão industrial baseada na iluminação ou em outras considerações técnicas. Mas a técnica deve ser usada para simular a maneira como a consciência humana se comporta em um acontecimento, caso contrário, o acontecimento não terá essência.

Estes são alguns lembretes a respeito da relação da câmera com os eixos ou linhas de tensão de uma cena. Trata-se de linhas invisíveis de fortes sentimentos que você deve traçar entre as pessoas e objetos mais importantes de uma cena. Às vezes elas também são linhas de visão e têm um grande potencial dramático (mudanças de campo de visão, por exemplo) e costumam dominar a composição. Linhas de tensão e linhas de visão justificam ângulos de câmera especiais e sugerem as conexões emocionais (e, portanto, pontos de vista) associadas a personagens específicos.


RABIGER, Michael. Direção de cinema: técnica e estética, Campus / Elsevier, Rio de Janeiro, 2007, p. 268.


Assinale a alternativa correta acerca dos principais procedimentos de preparação da direção em uma realização audiovisual.

A

A planta baixa de uma locação é um instrumento técnico essencial para definir o posicionamento das câmeras, estabelecer eixos de pontos de vista, além de propiciar a definição do eixo de filmagem.

B

O trecho aponta para a importância de técnicas clássicas da preparação de cena, como a decupagem, o uso de planta baixa, e o storyboard. Esses instrumentos, contudo, não devem levar em conta a montagem, momento final da estética de uma obra audiovisual.

C

O autor se refere a formas de composição que possuem o improviso e a chamada gravação da master scene como suas principais forças estéticas de orientação.

D

O eixo principal estabelece uma linha vertical e imaginária entre o olhar do espectador e a forma como a cena é vista. No entanto, essa regra não é seguida na decupagem da televisão.

E

A decupagem de um roteiro é uma forma de recortar a cena em sequências, quando as cenas são gravadas sem cortes, de maneira a conotar maior carga e veracidade dramática.