O conceito de convergência foi proposto pelo estudioso dos meios da comunicação, o americano Henry Jenkins (1958-) a partir das transformações entre as relações dos indivíduos, conteúdos midiáticos e tecnologias contemporâneas. A teoria parte do paradigma configurado para representar a mente dos consumidores individuais, percebendo suas interações sociais, formas de consumo e nas relações dos usuários com a tecnologia. A teoria também se debruça sobre dois termos importantes para esta concepção: crossmedia e transmedia, características de conteúdos que são produzidos e veiculados em diversos meios. Com relação as diferenças entre crossmedia e transmedia, assinale a alternativa correta.
Na crossmedia o público possui participação ativa na produção de conteúdo. Já a transmedia diz respeito a conteúdos antigos que passam a ser recuperados e veiculados em algum meio, por exemplo, reportagens de TV dos anos 80, atualmente, disponíveis na internet.
Na crossmedia há um processo de difusão de conteúdo em diversos meios. O material não necessariamente deve ser idêntico, muitas vezes, o que é divulgado em uma mídia completa o que está presente em outra. Já a transmedia é a integração de conteúdos e meios com o objetivo de evidenciar a colaboração do usuário, que passa a ter vez e voz.
Crossmedia e transmedia são condicionadas uma à outra. Assim, a transmedia complementa a crossmedia que, por sua vez, necessita de conteúdos transmedia para se sustentar.
Crossmedia e transmedia são processos razoavelmente simples e dizem respeito ao processo de convergência dos meios analógicos para os digitais.
Na crossmedia o material precisa ser totalmente adequado ao público e ao meio de difusão para atingir o público-alvo. Já na transmedia o conteúdo veiculado é praticamente o mesmo, cabendo ao criador a escolha de adicionar textos, vídeos ou imagens que considerar adequados para o potencial meio de difusão.