Imagem de fundo

O design gráfico pode ser importante instrumento de...

O design gráfico pode ser importante instrumento de integração e valorização social, capaz de aproximar a tão elitizada profissão do design e a cultura proveniente das classes mais excluídas da sociedade, incorporando um papel de difusor, também, de elementos da contracultura. A busca por inspiração para muitos projetos de design gráfico no vernacular, no popular e no regional pode resultar em um design com maior identidade nacional, que reflete a pluralidade de raízes culturais de nosso povo.

O design inspirado no popular reflete tudo aquilo que é produto das classes populares, bem como expressões da cultura amplamente difundidas pelo povo e para o povo.

O termo vernacular é empregado para definir aqueles artefatos autênticos da cultura de determinado local. Corresponde às soluções ligadas aos costumes locais, produzidos nas “margens”, fora do discurso oficial.

Por fim, o regional configura, especificamente, uma tradição vinculada a um território que possui forte identidade cultural. O regional pode, muitas vezes, se confundir com o vernacular, pois ambos estão ligados a uma localidade específica. Porém, o regional engloba hábitos incorporados em determinada região, mas nem sempre produzidos fora do discurso oficial.


FINIZOLA, F. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blücher, 2010 (adaptado).


A seguir são apresentadas figuras com projetos de design gráfico.


Figura 1: fonte “Pixo Reto”, criada pelo designer Bruno Corrente, usa referências de pichações de diversos lugares do Brasil e do mundo.


Imagem associada para resolução da questão


Figura 2: fonte “Brasilêro”, criada pelo designer Crystian Cruz, usa referências de placas e cartazes de diversos lugares do Brasil.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://crystiancruz.myportfolio.com/. Acesso em: 06 jul. 2022.


Figura 3: fonte “Ghentileza Original”, criada pelo designer Luciano Cardinalli, usa referências dos escritos feitos pelo “Profeta Gentileza”, um andarilho que perambulava pelas ruas do Rio de Janeiro.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: http://tipomakhia.net/. Acesso em: 06 jul. 2022.


Considerando as informações apresentadas, analise as famílias tipográficas (fontes) apresentadas nas figuras e avalie as afirmações a seguir.


I. A fonte “Pixo Reto” (figura 1) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design regional, entretanto, a família tipográfica não apresenta características vernaculares em seu design.

II. A fonte “Brasilêro” (figura 2) apresenta características de um design inspirado em expressões vernaculares, que também apresenta características associadas ao design popular, além disso, a família tipográfica é caracterizada por referências regionais.

III. A fonte “Ghentileza Original” (figura 3) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design vernacular, entretanto, a família tipográfica não apresenta características de design regional.


É correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.