

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir.
“Apurado, com impressionante agilidade e precisão, naquela tarde de 2009, o resultado da consulta à população acreana, verificou-se que a esmagadora e ampla maioria da população daquele distante estado manifestou-se pela efusiva e indubitável rejeição da alteração realizada pela Lei no 11.662/2008. Não satisfeita, inconformada e indignada, com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas a menos que em Greenwich”.
O texto foi disponibilizado para fins didáticos no Manual de Redação da Presidência da República - 3º edição, revista, atualizada e ampliada, pois
configura-se como um bom exemplo de redação oficial, caracterizadas pela concisão, coerência e impessoalidade do texto.
devido à falta de informações sobre a vontade da maioria da população do Acre, o texto não atende ao princípio da personalização característico da redação oficial.
devido emprego excessivo de adjetivos e detalhamentos desnecessários, o texto apresenta carga afetiva incompatível com a redação oficial, que deve primar pela impessoalidade.
estabelece-se como um bom exemplo de texto jornalístico noticioso, mas fora dos padrões do que é esperado de um texto oficial.
mostra-se como um exemplo inadequado de jornalismo, mas atende ao que é esperado da redação oficial pelo uso formal da linguagem e por trazer aspectos subjetivos relativos a vontade da população.