

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o Texto 6 para responder às questões 46 e 47.
Texto 6
Os elementos manipulados pelos fechadores numa retranca com foto são, em geral, chapéu, título, olho, texto, intertítulo e legenda. Alguns usam janelas – destaques inseridos geralmente entre as colunas, que dão respiro aos tijolos de texto. Os cuidados não diferem muito de outros fechamentos, como de notas, textos breves sem foto, textos-legenda e entrevistas.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para edição jornalística. 4. ed. São Paulo: Vozes, 2012. p. 145.
A depender da região ou do veículo jornalístico, o chapéu também é chamado de antetítulo, sobretítulo, linha fina, título-assunto ou epígrafe. Qual é o objetivo desse elemento em um texto jornalístico?
Repetir as informações contidas no lead.
Destacar e contextualizar uma frase contida no texto.
Apresentar a opinião do veículo sobre o assunto tratado.
Antecipar e territorializar a informação central do texto.