Questões de Concurso sobre Editoração

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
72 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No processo de editoração e de diagramação de publicações jornalísticas e institucionais, o uso de grids modulares orienta a organização dos elementos na página, favorecendo coerência visual, legibilidade e consistência editorial, sem impedir soluções criativas.


C

Certo


E

Errado

A normalização de trabalhos acadêmicos tem como prioridade


A

aumentar a quantidade de gráficos em uma publicação, facilitando a compreensão.


B

reduzir a quantidade de páginas de um artigo, favorecendo a leitura por pares.


C

padronizar a apresentação de informações de acordo com normas técnicas.


D

criar layouts esteticamente atrativos, tornando o documento menos enfadonho


E

impedir o prejuízo à compreensão das ideias do autor.

O uso de imagens protegidas por direitos autorais em publicações só é permitido quando


A

estão disponíveis em alta resolução.


B

há autorização prévia do autor ou licença adequada.


C

são modificadas para uso exclusivo em design digital.


D

não possuem marca d’água.


E

são publicadas sem fins comerciais.

Garantimos um bom planejamento de conteúdo para mídias sociais com


A

postagens livres e espontâneas, sem um cronograma definido.


B

definição clara de objetivos, público-alvo e tipos de conteúdo com um cronograma regular.


C

foco em promoções e vendas, seguindo as últimas tendências da internet.


D

produção de publicações apenas quando houver novidades.


E

postagens regulares em diferentes turnos.

Os sistemas eletrônicos de editoração (Desktop Publishing − DTP) revolucionaram a produção gráfica ao integrar de maneira digital todos os elementos necessários à criação e diagramação de layouts complexos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)Os sistemas eletrônicos de editoração (Desktop Publishing − DTP) possibilitam a manipulação de textos, imagens e gráficos em múltiplas camadas, permitindo a aplicação de estilos tipográficos e ajustes precisos de cores, alinhamento e disposição dos elementos.

(__)Os sistemas eletrônicos de editoração (Desktop Publishing − DTP) requerem a necessidade de maquetes físicas, permitindo ajustes em tempo real e otimizando o fluxo de trabalho, o que resulta em maior eficiência e redução de retrabalhos.

(__)Um aspecto técnico fundamental dos softwares DTP é o gerenciamento de pré-impressão, que se dá através de recursos como o "softpro". Esse recurso analisa os arquivos para garantir que todas as fontes não estejam incorporadas, as imagens tenham a resolução adequada e os perfis de cor (suporte a ICC) estejam configurados corretamente.

(__)Os sistemas DTP oferecem integração com sistemas de gerenciamento de produção (workflow), conectando as diversas etapas da criação até a entrega dos arquivos finais. Essa integração possibilita a automação de tarefas repetitivas, o uso de scripts e a personalização dos processos, o que facilita a comunicação entre as equipes de design e pré-impressão.


A sequência está correta em:


A

V − F − F − F.


B

V − V − V − V.


C

F − F − V − V.


D

V − F − F − V.

Na editoração eletrônica, a utilização de sistemas DTP permite a integração de textos, imagens e gráficos de forma não destrutiva, possibilitando a aplicação de estilos tipográficos e a organização em camadas para a criação de layouts complexos e consistentes; sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:


I.O uso exclusivo de um software de processamento de texto, sem integração com ferramentas de diagramação, é suficiente para uma editoração eletrônica completa, pois a formatação básica garante a uniformidade do conteúdo.

II.A editoração eletrônica permite a manipulação não destrutiva de elementos, mas a substituição automática de fontes é um recurso inerente a todos os sistemas DTP, eliminando a necessidade de incorporar fontes nos arquivos finais.

III.A editoração eletrônica integra a aplicação de estilos tipográficos, a manipulação de camadas e a organização não destrutiva de elementos, permitindo a criação de layouts complexos com facilidade e consistência.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

I apenas.


C

I e III apenas.


D

III apenas.

Em ambientes de editoração eletrônica, conhecer as funcionalidades dos softwares históricos é essencial para compreender a evolução do design editorial. Sobre o Adobe PageMaker, analise as afirmativas a seguir:


I.O Adobe PageMaker foi um dos primeiros softwares de editoração eletrônica, permitindo a criação de layouts para revistas, jornais e livros, integrando recursos de diagramação com controle tipográfico básico.

II.O Adobe PageMaker utiliza um sistema de camadas dinâmicas que permite a edição não destrutiva dos elementos gráficos, similar aos recursos avançados encontrados em softwares atuais, garantindo a integração total de imagens e textos sem necessidade de conversão.

III.O Adobe PageMaker oferece recursos automáticos de alinhamento e distribuição, mas não suporta a incorporação de fontes, exigindo a conversão das mesmas em contornos para preservar a integridade do layout.


Está correto o que se afirma em:


A

I apenas.


B

II apenas.


C

I e III apenas.


D

I, II e III.

O conceito de UX (User Experience), aplicado a conteúdos para a Web, refere-se a


A

melhorar a experiência do usuário na interação com plataformas e conteúdos digitais.


B

tornar o design mais colorido e atraente, independente do conceito vinculado ao conteúdo.


C

garantir que o site funcione apenas em navegadores modernos.


D

aumentar o número de animações em uma página visando a melhoria da experiência.


E

facilitar o download de arquivos grandes.

A principal vantagem de trabalhar com gráficos vetoriais é


A

a facilidade na edição de textos em imagens.


B

a rapidez na aplicação de efeitos tridimensionais.


C

a compatibilidade com arquivos bitmap.


D

a possibilidade de redimensionamento sem perda de qualidade.


E

a exclusão de detalhes no projeto.

A escolha do formato de uma revista está diretamente relacionada com


A

a quantidade de cores no projeto.


B

o processo de encadernação digital.


C

o uso de fontes decorativas.


D

o público-alvo e a funcionalidade desejada.


E

o tamanho do arquivo final para impressão.

O plágio em materiais editoriais é caracterizado por


A

alterar parcialmente o conteúdo original para uso particular.


B

citar fontes em excesso preservando a informação original.


C

reproduzir imagens e gráficos com a devida autorização.


D

reproduzir integralmente ou parcialmente conteúdos, sem dar o crédito.


E

traduzir textos de outra língua para uso pessoal.

O conceito de "API" (Interface de Programação de Aplicações), refere-se


A

a ferramentas exclusivas para design gráfico.


B

à criação das animações interativas.


C

à conexão entre diferentes sistemas e serviços.


D

à otimização das imagens para Web.


E

ao desenvolvimento de bancos locais.

A escolha de palavras-chave em um artigo científico visa


A

facilitar a indexação e a busca em bases de dados.


B

aumentar o número de citações obrigatórias.


C

eliminar a necessidade de resumo.


D

reduzir o texto da introdução.


E

facilitar a leitura do conteúdo em português e inglês.

A maioria dos pareceres técnico-jurídicos elaborados por assessores parlamentares e servidores legislativos traz no texto a nota de rodapé.


Assinale a opção que indica, corretamente, a finalidade das referidas notas no Microsoft Word 2013.


A

Organizar o layout do documento.


B

Destacar palavras-chave no texto.


C

Inserir comentários para revisão.


D

Indicar a fonte de uma citação ou informação.


E

Enumerar o que não pode ser esquecido no texto.

Entre as afirmações a seguir, qual não está relacionada com as funções desempenhadas pelo Ombudsman no Jornalismo?


A

A função do Ombudsman no jornalismo pode ser definida como a de um aliado da transparência, ética e responsabilidade na cobertura noticiosa.


B

Editor de conteúdo para sites jornalísticos na Internet.


C

Profissional que monitora e avalia críticas e sugestões dos leitores.


D

Fornece feedback à redação sobre a percepção pública das reportagens e sugere melhorias, ajudando a aprimorar a qualidade do conteúdo.


E

O ombudsman é um profissional qualificado que está apto para atuar no gerenciamento de crise com o público do veículo

O preço do livro é determinado pela combinação de diversos custos, entre eles, os direitos autorais, os custos editoriais, os custos industriais, despesas administrativas, reserva para perdas diversas, lucro da editora, margem para livrarias e distribuidores. Em relação à incidência de impostos e taxas, é correto afirmar que, por conta do artigo 150 da Constituição Federal de 1988, atualmente os livros


A

são onerados somente por impostos estaduais.


B

estão isentos somente do IPI.


C

estão isentos de todos os impostos.


D

têm incidência somente do PIS e do Cofins.


E

devem pagar impostos somente sobre o lucro apurado pela editora.

Segundo o Manual de Editoração e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo, "[...] o conhecimento de tipologia é fundamental para qualquer profissional da área que precise lidar com a produção gráfica. A escolha do tipo, seu tamanho e espaçamento entre linhas, palavras e caracteres interferem diretamente na legibilidade do texto e na estética da página."


Fonte: Manual de Editoração e Estilo - O Estado de S. Paulo. 2ª edição. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 2001.


Considere as seguintes afirmativas sobre tipologia, mancha gráfica e diagramação:


I. A mancha gráfica é a área total da página que pode ser impressa, incluindo margens, cabeçalho, rodapé e área de texto.

II. A justificação é o alinhamento do texto em relação às margens, podendo ser à esquerda, à direita, centralizada ou justificada (alinhada em ambos os lados).

III. O tracking é o ajuste do espaçamento entre as letras de uma palavra, enquanto o kerning é o ajuste do espaçamento entre as linhas de texto.

IV. A escolha da família tipográfica, do corpo (tamanho da fonte) e do entrelinhamento são decisões cruciais para a legibilidade e a estética de um projeto gráfico.


Estão corretas as afirmativas:


A

II e IV apenas.


B

I e II apenas.


C

I, II e IV apenas.


D

I, III e IV apenas.

Para abrir uma nova página em branco em um documento no Microsoft Word 2013, você


A

não pode criar novas páginas em branco.


B

deve clicar com o botão direito do mouse na quebra de página.


C

deve pressionar Ctrl + N.


D

deve abrir o menu "Arquivo” e clicar em “folha de rosto".


E

deve colocar o cursor onde você quer começar a nova página e clicar em Inserir > Página em Branco.

 
 
Gerar simulado