Imagem de fundo

O planejamento gráfico, na Comunicação Social, tem papel fundamental na relação entre i...

O planejamento gráfico, na Comunicação Social, tem papel fundamental na relação entre instituição e público. Nesse processo, questões conceituais, estruturais e técnicas se imbricam para melhor comunicar o leitor. Entre os aspectos envolvidos no planejamento gráfico, três principais componentes se destacam: organização, padrão e estrutura. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
A
Na comunicação editorial, a escolha das cores é universal e segue as convenções cromáticas do estudo em planejamento gráfico.
B
O editor-chefe é o responsável pela composição visual da publicação. Desenvolve o planejamento gráfico de uma edição, seguindo as instruções e os parâmetros estipulados pelo projeto gráfico.
C
A margem mínima de uma comunicação impressa é conceituada como espaço negativo, enquanto o espaço positivo se refere à mancha gráfica, que é composta basicamente por gráficos e ilustrações.
D
Na Comunicação Social, a concepção tipográfica tem fundamentalmente papel estético. Neste sentido, a tipografia deve ser visualmente envolvente, considerando-se o contexto em que é lida e os objetivos da composição.
E
A organização envolve a distribuição do conteúdo, define o que irá em cada página. O design corresponde a um padrão visual, denota o ritmo e a consistência de como as páginas serão apresentadas. A estrutura abrange aspectos técnicos, como a demarcação das margens, da colunagem, do padrão de cores, da tipografia e das estratégias gráficas.