Questões de Concurso de Tipos de Pesquisa (Mercado, Opinião Pública, Audiência, Eleitoral e similares) - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1101033

Concurso MPC Analista Ministerial - Área Comunicação Social 2019

Questão 33

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A pesquisa qualitativa, que permite entender aspectos motivacionais, muitas vezes implícitos e subjetivos, que não são facilmente declarados ou verbalizados em outros procedimentos de pesquisa,

  • A.

    utiliza procedimentos estruturados e instrumentos de controle para a coleta de dados.

  • B.

    inicia-se com ideias preconcebidas, com as quais estão relacionados os conceitos.

  • C.

    busca analisar os dados, por meio de métodos estatísticos.

  • D.

    enfatiza o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana.

  • E. está centrada na totalidade do fenômeno e na experiência humana.

Questão de Concurso - 1152710

Concurso CRF BA Jornalista 2019

Questão 105

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No contexto da comunicação organizacional e do jornalismo institucional, há métodos e técnicas de pesquisa que auxiliam no desenvolvimento das ações. Acerca desse assunto, julgue os itens 105 e 106.

A técnica de grupo focal permite, a partir de uma intensa interação entre os membros de um grupo, observar atitudes e suas representações sociais acerca de produtos, de serviços ou da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1110750

Concurso CRP 8 Jornalista 2019

Questão 105

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que se refere ao trabalho voltado para a comunicação interna, julgue os itens de 100 a 105.

No ambiente interno, não é recomendada a realização de pesquisa de opinião para medir o clima organizacional, pois o empregado tende e ficar constrangido e a omitir sua real opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1190095

Concurso PGDF Analista Jurídico - Área Jornalismo 2011

Questão 45

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Assinale a alternativa correta a respeito da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    George Gallup é considerado o precursor da técnica e dos estudos em pesquisa de opinião, por aplicar questionários que visavam detectar a aceitação do povo norte-americano sobre o eminente engajamento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

  • B.

    Walter Lippman a considerava ferramenta de contribuição fundamental para um governo mais democrático, eficiente e responsável.

  • C.

    Técnica desenvolvida pela indústria norte-americana para verificar a aceitação de produtos.

  • D.

    Técnica originária das estratégias de Goebls para controle das massas.

  • E.

    É vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais.

Questão de Concurso - 1071613

Concurso EsFCEx Oficial - Área Comunicação Social 2011

Questão 49

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:

  • A.

    os grupos focais e entrevistas em grupo tem como função ouvir os púlicos-líderes.

  • B.

    os dois procedimentos essenciais da análise do discurso são: a definição do universo de análise o diferencial semântico.

  • C.

    no campo das Relações Públicas, as histórias de vida são usadas para aferir a contribuição individual de uma pessoa a uma determinada entidade

  • D.

    as auditorias têm como função maximizar o tempo, o volume de investimentos e os recursos humanos necessários para o sucesso de um programa integrado de comunicação.

  • E.

    a análise documental para fins de Relações Públicas consiste exclusivamente na avaliação de documentos em suporte midiático, através da análise do discurso complementada com uma análise de conteúdo.

Questão de Concurso - 1071639

Concurso EsFCEx Oficial - Área Comunicação Social 2011

Questão 75

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

Nível Superior

Na pesquisa de mercado, levantar o perfil psicográfico do consumidor equivale ao levantamento de que tipo de informações?

  • A.

    Hábitos de mídia

  • B.

    Traços psicológicos

  • C.

    Hábitos de consumo

  • D.

    Dados sobre estilo de vida

  • E.

    Comportamento de compra

Questão de Concurso - 1057718

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 43

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

A Pesquisa de Mercado pode ser classificada, em relação à sua natureza, como sendo qualitativa ou quantitativa. São características da pesquisa de Mercado de natureza qualitativa:
  • A. análise de conteúdo e amostra representativa.
  • B. abordagem aprofundada e roteiro não estruturado.
  • C. amostra probabilística e análise de conteúdo.
  • D. estabelecer o primeiro contato com a situação e questionário estruturado.
  • E. amostra representativa e análise estatística.

Questão de Concurso - 1060173

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 43

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

APesquisa de Mercado pode ser classificada, em relação à sua natureza, como sendo qualitativa ou quantitativa. São características da pesquisa de Mercado de natureza qualitativa:
  • A. análise de conteúdo e amostra representativa.
  • B. abordagem aprofundada e roteiro não estruturado.
  • C. amostra probabilística e análise de conteúdo.
  • D. estabelecer o primeiro contato com a situação e questionário estruturado.
  • E. amostra representativa e análise estatística.

Questão de Concurso - 1057692

Concurso IBRAM Analista I - Área Jornalismo 2010

Questão 57

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Quando trabalhamos com pesquisas em comunicação nos deparamos com diversas formas de coleta de dados e análise.Apesquisa quantitativa é uma delas. Seus dados são colhidos através de:
  • A. questionário e análise descritiva do objeto.
  • B. reunião e abstração de dados.
  • C. observação e métodos interpretativos.
  • D. síntese de fenômenos redundantes.
  • E. método MCM.

Questão de Concurso - 1057734

Concurso IBRAM Analista I - Área Publicidade 2010

Questão 59

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

Como técnicas de investigação, a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião têm muitos aspectos em comum. É correto afirmar que:
  • A. a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião são sempre exploratórias.
  • B. a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião usam somente amostras probabilísticas.
  • C. a Pesquisa de Mercado e a Pesquisa de Opinião só investigam produtos.
  • D. a Pesquisa de Mercado só trabalha com formulários estruturados e a Pesquisa de Opinião só trabalha com formulários não estruturados.
  • E. a Pesquisa de Mercado tem o foco no consumidor e a Pesquisa de Opinião tem o foco no cidadão.