Imagem de fundo

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Do...

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.
A
Baseia-se, “muito resumidamente, na capacidade dos veículos de comunicação de massa pautar para os profissionais da comunicação temas de debate e de manipulação das massas, de boa parte das interações para e com o cotidiano.”
B
“Este papel que a mídia tem de definir a agenda liga o jornalismo e sua tradição de contar história à arena da opinião pública, uma relação com consideráveis consequências para a sociedade.”
C
Na perspectiva de Agenda-Setting, “a imprensa funciona como agente disseminador do conhecimento, usando estereótipos que agem de forma complexa para persuadir a sociedade”.
D
“A mídia deixa em aberto os temas que devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os meios de comunicação de massa são a única – e a mais importante – fonte de informação da audiência.”
E
“A experiência pessoal do comunicador, que inclui conversações com a família, amigos e colegas de trabalho, nunca é usada como meio de informação sobre muitos temas. A fonte dominante da influência, naturalmente, não variará de tema para tema.”