“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país. https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu). Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:
Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) foi criada em 2016 por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema.
A JEDUCA produz materiais que auxiliam os jornalistas na cobertura dos diversos temas da área de educação. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas.
Associação de Jornalistas de Educação entende que a educação é um tema prioritário para o país, mas ainda não tem na mídia a mesma atenção que recebem temas como política, economia e esportes.
Os jornalistas estão cada vez mais preparados para cobrir temas da área de educação como orçamentos públicos, financiamento de políticas educacionais e indicadores de qualidade e rankings do Ensino Superior.
A JEDUCA atua para melhorar a cobertura na área, na qual o treinamento ainda é deficiente - 99% dos jornalistas que escrevem sobre o tema não receberam qualquer formação no assunto, de acordo com um levantamento de 2015.