As noções de imparcialidade e objetividade no jornalismo são polêmicas. Sobre tais noções, qual das afirmações abaixo é verdadeira? Assinale apenas a alternativa correta.
Imparcialidade e objetividade são termos sinônimos, no que tange às condições de produção jornalística e em termos de discurso gráfico de um jornal impresso.
Tanto a imparcialidade quanto a objetividade são possíveis no Jornalismo, pois os estudos linguísticos e semióticos contemporâneos apontam para uma relação de transparência entre as palavras (os significados) e as coisas (os significantes).
A imparcialidade é possível de ser obtida em situações nas quais se dá visibilidade a falas de diferentes sujeitos sociais, mesmo que eles representem as mesmas instituições e tenham, em tese, as mesmas ideologias e visões de mundo, pois isso caracteriza uma visão dialógica e polifônica do texto jornalístico.
Houve um momento da história da imprensa em que os jornais eram abertamente partidários, e a maioria dos leitores estava mais preocupada em confirmar a própria visão de mundo do que em ter uma leitura crítica da realidade. Esse tipo de imprensa vai buscar uma visão mais objetiva e imparcial do mundo a partir do século XIX.
A objetividade é um critério de noticiabilidade, na medida em que o texto jornalístico coloca mais em primeiro plano os objetos e fatos do que as pessoas, as quais em geral são atravessadas por subjetividades que tendem a ofuscar o relato do profissional de imprensa. Por isso existe a necessidade, quando possível, de se ilustrar os textos jornalísticos com fotos, pois estas também são objetivas e, além disso, imparciais.