Questão de concurso
1
Q734406
Comunicação Social Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2014
Banca: Fundação CESGRANRIO - CESGRANRIO
Prova: CESGRANRIO - CEFET RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Jornalista
Produzir pauta é uma atividade jornalística que deve ser amplamente praticada, a todo instante, independentemente da função que se ocupa na equipe. O profissional envolvido com essa atividade deve, porém, estar atento à seguinte orientação:
A
As agências de notícias devem ser encaradas como as únicas fontes de informação no primeiro passo da elaboração de um planejamento de edição impressa.
B
As agendas com acontecimentos para os fins de semana e o arquivo de informações não veiculadas são plenamente dispensáveis no mundo dominado pela tecnologia.
C
As assessorias de imprensa devem ser encaradas como fontes exclusivas de informações e geradoras de conteúdos prontos para serem impressos.
D
O guia para uma pauta plausível é verificar o interesse social do tema que atenda ao critério jornalístico acima dos interesses pessoais e empresariais.
E
O critério para a construção do valor-notícia deve ter como parâmetros primordiais e exclusivos os interesses empresariais e econômicos característicos de cada veículo.