A expressão em inglês news value, ou traduzindo para o português “valor-notícia”, enfeixa critérios de interesse tanto para o leitor como para o jornalista. Dessa maneira, alguns manuais de redação e estilo sugerem como guia para definição de notícia jornalística marcos como “atualidade”, “proximidade”, “interesse público”, “frequência”, dentre outros. Com relação aos valores de noticiabilidade dos acontecimentos hodiernos, torna-se peremptório refletir sobre os critérios para a inscrição da factualidade na mídia, de modo a:
A
garantir à opinião pública o recebimento de notícias desprovidas de recortes editoriais;
B
referendar que cabe às corporações editoriais o controle sobre o produto elementar do discurso informativo, ou seja, o fato;
C
considerar a notícia-mercadoria como modelo que garante o direito civil de livre expressão e representação objetiva da realidade cotidiana;
D
relativizar o papel da grande mídia como processo único de visualização e reprodução dos fatos sociais na esfera pública;
E
ressalvar que tanto os microfatos como os macroacontecimentos comportam um único ponto de vista sobre o ocorrido.