Imagem de fundo

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta sext...

1
Q1197797
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou nesta sexta-feira os ratings em escala nacional de quatro instituições financeiras no Brasil [...]. As notas de 22 instituições financeiras foram afirmadas pela agência. Na visão da agência, as medidas de ajuste fiscal e aperto monetário adotadas pelo governo brasileiro “vão pressionar a renda disponível das famílias e resultar em uma contração da economia que, na nossa visão, vai enfraquecer a qualidade dos ativos do sistema bancário, [acentuar] as perdas de crédito e [reduzir] a rentabilidade”.


MARQUES, Felipe. S&P rebaixa notas de crédito de quatro bancos brasileiros. Valor Econômico, São Paulo, 17 abr. 2015. Disponível em: < http://www.valor.com.br/financas/4012780/sp-rebaixa-notas-de-credito-de-quatro-bancos-brasileiros >. Acesso em: 18 ago. 2015. Adaptado.

No contexto da notícia em pauta, para minorar os impactos previstos pela Standard & Poor’s sobre a rentabilidade de determinado banco com atuação em escala nacional, a recomendação adequada da diretoria aos gerentes das agências é

A

renunciar ao uso do chamado cadastro positivo.

B

concentrar toda a carteira de crédito na modalidade de crédito consignado.

C

conferir maior rigor na seleção da carteira de clientes.

D

vetar a renegociação de dívidas com clientes inadimplentes.

E

abrir mão de garantias sobre créditos concedidos.