O Banco Central do Brasil (BACEN) é um órgão supervisor do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que tem como uma de suas funções a supervisão do sistema financeiro, autorizando e fiscalizando outras instituições financeiras. Segundo a Lei Complementar nº 179, de 24 de fevereiro de 2021, o BACEN é formado por
um comitê executivo liderado pelo Ministro da Economia, responsável por tomar decisões de política monetária, e por oito diretores indicados pelo Presidente da República, após aprovação do Senado Federal.
um conselho administrativo composto pelo presidente e por oito representantes dos bancos comerciais privados e estatais, indicados pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
um presidente e um conselho de diretores regionais nomeados por meio de votação no Congresso Nacional e, posteriormente, aprovados pelo Presidente da República.
uma diretoria colegiada composta pelo presidente e por oito diretores indicados pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação de seus nomes pelo Senado Federal.
um presidente, oito diretores e um conselho de representantes da indústria e do comércio, que auxiliam na elaboração de políticas monetárias para o país.