Os capacitores são instalados para a correção do fator de potência, tendo em vista evitar a cobrança da demanda e energia reativa por parte da concessionária de energia, bem como se buscando a melhoria nas condições de tensão e carregamento dos equipamentos e condutores. Observe a figura a seguir.
Na configuração apresentada, uma chave de partida automática direta alimenta o motor conjuntamente com um banco de capacitores adequadamente dimensionado. Tendo em vista o esquema apresentado, assinale a alternativa correta.
Na configuração (B) (ligação do banco de capacitores em linha contínua), os capacitores são alimentados após o relê térmico e, neste caso, sua corrente deve ser aumentada devido à instalação deste equipamento para correção do fator de potência.
Qualquer potência capacitiva pode ser instalada na configuração apresentada, haja vista que esta ligação não está sujeita a sobretensões devido ao efeito da ressonância.
Ao se acionar o contator K1, estando o contator do relé térmico (FT1) fechado, os capacitores são alimentados juntamente com o motor M.
Na configuração (A) (linha tracejada no esquema de ligação), a corrente do relé térmico FT1 deve ser reduzida devido à corrente do capacitor.