Imagem de fundo

A estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) foi definida pela nova lei do gás como “a...

A estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) foi definida pela nova lei do gás como “armazenamento de gás natural em formações geológicas produtoras ou não de hidrocarbonetos” e o regime de outorga para esta atividade passou a ser o de autorização para todos as modalidades de estocagem.


Em relação às modalidades de estocagem subterrânea de gás natural, assinale a afirmativa correta.

A

A estocagem em campos depletados de óleo e gás natural é a forma mais utilizada de ESGN, empregada em um campo cuja produção terminou ou está próxima ao fim.

B

Todo campo depletado pode ser utilizado para estocagem de gás natural.

C

O aquífero também constitui uma formação rochosa porosa e permeável, porém tal estrutura é portadora de água, a qual é deslocada para profundidades maiores à medida que o gás é injetado. A atividade é permitida em qualquer aquífero, desde que esteja localizado próximo ao centro produtor.

D

A estocagem em aquífero representa uma opção mais barata que a estocagem em campos depletados, pois requer atividades de condicionamento menos complexas.

E

A estocagem em cavernas de sal apresenta atratividade econômica para pequenos volumes de gás armazenado, uma vez que possui baixas taxas de injeção e de retirada.