Questões de Concurso sobre Edificações

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.142 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
A análise granulométrica tem por objetivo caracterizar determinada amostra de solo, em função do diâmetro médio de seus grãos. Dentre os tipos de solo listados a seguir, o que possui menor diâmetro médio de seus grãos é

A
o pedregulho.

B
a areia.

C
a argila.

D
a pedra.

E
o silte.

Em uma instalação de água fria, podem ser utilizadas bombas centrífugas para elevar a água até os pisos superiores de um prédio.

Deve-se evitar operar essas bombas em situações de pressões reduzidas, com rarefações no líquido, que podem causar o surgimento de alvéolos, bolsas ou bolhas, que diminuem o rendimento da máquina e podem prejudicar sua durabilidade no longo prazo.

O fenômeno descrito acima é chamado de


A
cavitação.

B
vibração.

C
descarga de fricção.

D
subcarga.

E
golpe de ariete.

Com relação aos produtos siderúrgicos utilizados na construção civil, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O aço é uma liga de ferro e carbono, e suas propriedades são determinadas apenas pela proporção entre esses elementos.


B

O tratamento termoquímico do aço tem por finalidade enriquecer a sua camada superficial com uma capa protetora em que apareçam outros elementos.


C

O encruamento altera as propriedades mecânicas do aço: a resistência à tração e a dureza aumentam.


D

A têmpera aumenta a resistência à tração e diminui o alongamento.

Em alguns tipos de edificações, como em postos de serviço de lavagem e lubrificação de veículos, bem como em garagens, as águas utilizadas não podem escoar diretamente nas redes públicas.

Nesses casos, deve-se


A

construir fossas sépticas para o recebimento e tratamento anaeróbico desses efluentes.


B

instalar caixas separadoras do óleo, da graxa e da lama, evitando que tais materiais sejam lançados nos coletores públicos.


C

instalar um sistema específico para tratamento desses efluentes em circuito fechado, fazendo a reciclagem da água assim purificada.


D

indenizar a concessionária pública pelo tratamento de tais efluentes, afim de negociar o lançamento deles diretamente na rede de esgotos sanitários.

O nivelamento a laser é geralmente aplicado para o controle horizontal de obras de construção civil.

São aplicações de nivelamento a laser para obras de construção civil, exceto:


A

O controle de terraplenagem.


B

O controle de declividades.


C

A medição de ângulos e distâncias.


D

O alinhamento de formas de concretagem.

   
Gerar simulado