

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação à operação real dos instrumentos de iluminação e dos equipamentos de controle associados, avalie as afirmativas a seguir.
I. Deve-se retirar as luvas sempre que for substituir uma lâmpada de quartzo por outra nova. É importante manusear as lâmpadas com as mãos livres, devido à fragilidade das mesmas.
II. A posição correta das escadas de acesso aos refletores deve permitir que o iluminador trabalhe por trás dos equipamentos, em vez de pela frente.
III. O deslocamento de equipamentos ativos (acesos) deve ser cuidadoso, uma vez que lâmpadas quentes são mais vulneráveis.
Assinale:
O dispositivo que controla a intensidade da luz através do fluxo da corrente elétrica para a lâmpada, chama-se
Assinale a alternativa que apresenta as duas formas corretas de controlar a intensidade da luz em gravações externas.
Focalizar ou difundir o feixe luminoso; ajustar a distância do instrumento de iluminação até o objeto.
Posicionar os equipamentos em pedestais de chão; usar um instrumento de tamanho adequado.
Posicionar as luzes em um grid fixo ou batente de contrapeso; focalizar ou difundir o feixe luminoso.
Usar um instrumento de tamanho adequado; posicionar as luzes em um grid fixo ou batente de contrapeso.
Ajustar a distância do instrumento de iluminação até o objeto; posicionar os equipamentos em pedestais de chão.
O refletor do tipo HMI trabalha com uma lâmpada cujo facho luminoso possui temperatura de cor equivalente a
Durante uma apresentação, um pico de 15.000 Watts é utilizado no projeto. Para que tudo funcione com segurança, é necessário calcular se a corrente total utilizada será suportada por um esquema elétrico projetado para correntes de até 100 Ampères, em uma tensão de 220 Volts.
O resultado em Ampères desse cálculo é
A respeito dos tipos de refletores para iluminação em estúdio, analise as afirmativas a seguir.
I. O refletor fresnel pode possuir botões de pan, panorâmica vertical e foco que podem ser regulados a partir do chão do estúdio.
II. O refletor floodlight é usado como iluminação complementar para aumentar o contraste entre luz e sombra.
III. Os refletores do tipo fresnel possuem um feixe de luz multidirecional e bem mais difuso do que os floodlight.
Assinale:
O equipamento de iluminação conhecido como _____ é uma estrutura retangular de ferro fino e rígido revestida com um tecido translúcido preto ou branco. Fixado em um tripé, este equipamento tem a finalidade de diminuir parcialmente a luminância de uma cena ser gravada.
A alternativa que completa a sentença acima é
A técnica de iluminação que utiliza três pontos de luz básicos é chamada de
enchimento.
triangular.
rebatedora.
ciclorama.
de fundo.
Composto por pesados tubos de aço amarrados transversalmente ou em paralelo, é o local no qual as luzes do estúdio ficam penduradas. O nome desse dispositivo é
O material transparente, que é colocado em frente aos refletores para irradiar determinados feixes de luz colorida, é chamado de
O dispositivo que é acoplado à objetiva de uma lente para modificar a intensidade de luz ou corrigir distorções cromáticas é chamado de
acrescentar 10 unidades ao lux.
somar lux e footcandlee dividi-los por 1.75.
diminuir 100 unidades do footcandle.
multiplicar o footcandle por 10.
dividir o lux por 100 e somá-lo ao footcandle.
A luz _____ ou de _____ é uma luz complementar usada para clarear ou reduzir _____ causadas por fontes de luz mais duras ou ampliar o alcance do contraste.
Assinale a alternativa que completa a sentença acima.
Com relação aos equipamentos portáteis de iluminação incandescente, assinale a afirmativa correta.
A iluminação em campo com este tipo de refletor oferece menos riscos à segurança que a iluminação em estúdio.
A regra fundamental para a utilização deste equipamento em externas é a de nunca prender seus cabos no chão.
Entre as principais vantagens da iluminação incandescente portátil está o fato de suas lâmpadas ficarem longos períodos acesas sem aquecer.
Prender fitas adesivas em extensões de AC é a principal causa de choques elétricos em locações que utilizam refletores portáteis.
Quando este tipo de equipamento tem que ser posicionado próximo a materiais inflamáveis, deve-se isolá-lo com papel alumínio.
Quando um iluminador coloca uma gelatina de ½ CTB (half blue) em uma fonte de iluminação de temperatura de cor 3200 K, ele está corrigindo a temperatura de cor para
Um personagem está em frente a uma janela panorâmica em um dia claro de sol. Para que a figura deste personagem tenha nitidez durante a gravação, deve-se
definir a íris pela luminosidade do fundo.
centralizar, compondo o quadro com a janela cobrindo todo o fundo.
fazer um close up e ajustar a exposição para o rosto do personagem.
evitar luzes difusas, principalmente as de equipamentos portáteis.
desligar a luz da câmera para que não haja o preenchimento das sombras.
O tipo de lâmpada que gera luz quando um tubo cheio de gás emite uma radiação ultravioleta que acende o revestimento de fósforo deste tubo, é chamado de
O dispositivo óptico transparente que refrata feixes de luz e se apresenta nos tipos acromático, composto e divergente (entre outros) chama-se
Observe a figura.

O diagrama de iluminação que corresponde à iluminação utilizada na cena é





Para uma iluminação temática de baixa dramaticidade na cena, é indicado o uso de refletores de luz que geram pouca ou quase nenhuma sombra. O tipo de iluminação indicada para obter essa sensação temática suave é
luz de ciclorama.
follow-spot.
soft-light.
mini-light.
elipsoidal.