

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A imagem latente no filme torna-se visível por ação do revelador, agente químico que converte os íons de prata não-expostos em íons metálicos de cor escura.
No processamento do filme radiográfico, a etapa de fixação é importante para a remoção do tiossulfato, que, ao reagir com a prata e o ar, forma sulfato de prata e dá à radiografia uma tonalidade castanho-amarelada.
Valores elevados de corrente (mA) permitem o uso de ponto focal pequeno, devendo ser usados quando se quer observar detalhes na imagem.
O controle de qualidade do método que utiliza microscopia na situação II pode ser realizado, de forma adequada, por meio da aplicação de Staphylococcus aureus de um dos lados da lâmina e de E. coli do outro lado, com a amostra no centro.
O técnico em radiologia deve realizar apenas exposições que tenham sido autorizadas por um médico do serviço, e toda repetição de exposição deve ser anotada nos assentamentos do paciente.
O achado de discreta leucocitose no hemograma significa que houve aumento, em relação aos valores de referência, na quantidade do tipo celular que engloba neutrófilos e linfócitos.
Palpação deve ser realizada apenas com luvas plumbíferas, com proteção equivalente a, pelo menos, 0,25 mm de chumbo.
O tamanho apropriado do gesso para crianças de 1 mês de vida é o de 20 cm.
No trabalho o compartilhamento de sentimentos e o melhor conhecimento dos pensamentos dos colegas propicia um ganho de produtividade da equipe.
Nos casos em que pacientes idosos, com história de queda da própria altura, apresentam dor no quadril e deformidade em rotação externa do pé, o diagnóstico mais provável é o de fratura da diáfise femoral.
A presença de acompanhantes durante os procedimentos radiológicos é permitida, desde que o paciente seja menor de idade ou que ela seja solicitada pelo paciente, salvo se o acompanhante for menor.
A negação é um mecanismo de defesa no qual o indivíduo procura fugir das realidades desagradáveis, ignorando-as ou recusando-se a reconhecê-las.
A palavra patologia tem origem no latim (pathos = sofrimento, e logos = estudo) e por definição é estudo do sofrimento. A célula é a unidade de estudo morfológico das alterações; portanto, em seus padrões de resposta às diversas injúrias está a base do conhecimento desta ciência. A respeito das alterações celulares, assinale a opção correta.
Hiperplasia e hipertrofia são respostas adaptativas que podem ser conseqüência de agressões prolongadas ou de repetição.
A displasia pode ser definida pela presença de apoptose em graus variados no tecido acometido.
Na inflamação aguda, há migração celular, e o estudo citopatológico do órgão afetado mostra um número aumentado de linfócitos e plasmócitos.
A atrofia de um tecido pode ser diagnosticada por exame citopatológico pela ausência de células do tecido nos preparados citológicos.
Com relação às técnicas de coloração e de coleta utilizadas em citopatologia, assinale a opção correta.
Os núcleos, por terem maior quantidade de material acidófilo que o citoplasma, coram-se mais intensamente pela hematoxilina no método Papanicolaou.
A coloração de Shorr é inadequada para o estudo da citologia hormonal, pois o citoplasma muda de cor conforme o ciclo menstrual.
Após a coleta de um esfregaço vaginal, que será corado pelo método de Papanicolaou, deve-se esperar o tempo de secagem para apenas depois utilizar um fixador adequado na lâmina.
Após a fixação completa da lâmina, o risco biológico é praticamente nulo.
Equipamentos móveis com potência inferior a 4 kW e instalados como fixos podem ser usados para exames do tórax e das extremidades.
O grau de atrofia de um grupo muscular que foi envolvido em aparelho gessado tem relação direta com o tempo de imobilização.
A identificação do filme em incidências frontais é usualmente colocada à esquerda do paciente, considerandose a posição anatômica.
Uma atadura gessada de 10 cm tem 10 cm de raio.
Radiografias dos pulmões devem ser feitas em equipamento fixo com bucky vertical e distância foco-pele de 100 cm.