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Na apresentação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a “Proposta Curricu...

Na apresentação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a “Proposta Curricular do Estado de São Paulo” define as linguagens como meios para o conhecimento e propõe que o conhecimento de natureza enciclopédica, sem significação prática, [seja] substituído por conteúdos e atividades que [possibilitem] não só a interação do aluno com sua sociedade e o meio ambiente, mas também o aumento do seu poder como cidadão.

Um professor, ao propor uma atividade que envolvesse o estudo dos pronomes e das formas de tratamento presentes no texto de Fernando Sabino, levaria em conta essas diretrizes de ensino caso

A

enfatizasse acima de tudo que você e senhor, embora dirigidos à pessoa com quem se fala, isto é, a 2a pessoa, devem ter o verbo conjugado na terceira pessoa do singular, como ocorre com o emprego de Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade etc.

B

insistisse na forma, emprego e colocação dos pronomes átonos, o que poderia ser exemplificado no texto pela utilização de um gato me olhando ou Ponha-se, para aplicar, a partir daí, uma série de exercícios que envolvessem a próclise, a ênclise e a mesóclise.

C

possibilitasse o reconhecimento da assimetria, de matiz sociocultural, na utilização pelas personagens da crônica de distintas formas de tratamento – senhor e você –, que resta inalterada mesmo no ponto mais tenso da altercação entre eles.

D

fizesse com os alunos um levantamento de todas as ocorrências de pronomes no texto, passando em seguida à sua classificação e ao estudo de suas formas e emprego, tendo como resultado final uma tabela que pudesse ser decorada.

E

privilegiasse a discussão do pronome na frase A que você associa ela, mostrando a sua incorreção e sugerindo que, embora apareça em texto de escritor consagrado, não é possível admiti-lo na expressão escrita.