Na apresentação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a “Proposta Curricular do Estado de São Paulo” define as linguagens como meios para o conhecimento e propõe que o conhecimento de natureza enciclopédica, sem significação prática, [seja] substituído por conteúdos e atividades que [possibilitem] não só a interação do aluno com sua sociedade e o meio ambiente, mas também o aumento do seu poder como cidadão.
Um professor, ao propor uma atividade que envolvesse o estudo dos pronomes e das formas de tratamento presentes no texto de Fernando Sabino, levaria em conta essas diretrizes de ensino caso
enfatizasse acima de tudo que você e senhor, embora dirigidos à pessoa com quem se fala, isto é, a 2a pessoa, devem ter o verbo conjugado na terceira pessoa do singular, como ocorre com o emprego de Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade etc.
insistisse na forma, emprego e colocação dos pronomes átonos, o que poderia ser exemplificado no texto pela utilização de um gato me olhando ou Ponha-se, para aplicar, a partir daí, uma série de exercícios que envolvessem a próclise, a ênclise e a mesóclise.
possibilitasse o reconhecimento da assimetria, de matiz sociocultural, na utilização pelas personagens da crônica de distintas formas de tratamento – senhor e você –, que resta inalterada mesmo no ponto mais tenso da altercação entre eles.
fizesse com os alunos um levantamento de todas as ocorrências de pronomes no texto, passando em seguida à sua classificação e ao estudo de suas formas e emprego, tendo como resultado final uma tabela que pudesse ser decorada.
privilegiasse a discussão do pronome na frase A que você associa ela, mostrando a sua incorreção e sugerindo que, embora apareça em texto de escritor consagrado, não é possível admiti-lo na expressão escrita.