Considerando que o fluido é um elemento muito importante nos sistemas de hidráulicos industriais, suas características específicas devem ser conhecidas e monitoradas, visando um melhor rendimento e evitando problemas ao sistema de controle. Dentro do contexto das características desses tipos de fluidos,
emulsão de água em óleo é um fluido resistente ao fogo; embora a água seja dominante (em cerca de 60%), este tipo de fluído possui características de lubrificação melhores do que as emulsões de óleo em água.
índice de viscosidade é um número que indica como um fluido varia em viscosidade em função da temperatura. Para um fluido com este índice alto, a variação da viscosidade com a temperatura é muito maior quando comparado à um fluido com este índice baixo.
emulsão de óleo em água resulta em um fluido pouco resistente ao fogo, que consiste de uma mistura de óleo em uma quantidade de água. Para esta mistura, a quantidade de óleo mínima deve ser de 20%, por isso é chamada de emulsão invertida.
viscosidade é uma medida inversa à fluidez, ou seja, é a medida de resistência ao fluxo das moléculas de um líquido quando elas deslizam umas sobre as outras. A maior parte dos sistemas hidráulicos requerem fluido com índice de viscosidade de 90 ou mais.
embora o fluido a base de petróleo seja largamente empregado para transmitir energia e também como lubrificante, jamais deve exercer o papel de vedador ou como veículo de transferência de calor.