Imagem de fundo

Toda a vidraria empregada em laboratório deve ser perfeitamente limpa e livre de substâ...

Toda a vidraria empregada em laboratório deve ser perfeitamente limpa e livre de substâncias estranhas, a fim de não afetar os resultados de análises e preparações de soluções, é correto afirmar que:

A

marcações com caneta não precisam ser removidas da vidraria durante o processo de limpeza.

B

vidrarias para medidas precisas podem ser esterilizadas por temperatura em estufas, já que o aquecimento do vidro não faz com que ele perca sua calibração.

C

toda vidraria requer um cuidado especial com o manuseio e o transporte. Frascos, béqueres e outras vidrarias devem ser seguros pela parte superior ou pelo gargalo.

D

o banho ácido trata-se de uma metodologia não indicada para a limpeza de vidrarias impregnadas pela análise de metais, ou no preparo de frascos para coleta de amostras para análise de metais.

E

ao lavar um recipiente pode-se usar sabão, detergente ou pó de limpeza, não permitindo que ácidos entrem em contato com recipientes recém-lavados antes de enxaguá-los muito bem e se certificar que o sabão (ou detergente) foi completamente removido, pois se isso acontecer, uma camada de graxa poderá se formar.