A erupção dentária é uma expressão usada para se referir ao momento no qual o dente irrompe na cavidade bucal. A cronologia de erupção corresponde à data que o dente irrompe na cavidade bucal. A sequência de erupção é a ordem na qual os dentes irrompem na boca. Para alguns autores, uma sequência de erupção correta é mais importante que a cronologia. Sendo assim, a sequência correta de erupção dos dentes permanentes é:
1º molar inferior e superior, incisivo central e lateral inferior, incisivo central e lateral superior, canino inferior, 1º pré-molar superior e inferior, 2º pré-molar superior e inferior, canino superior, 2º molar inferior e superior, 3º molar superior e inferior.
1º molar superior e inferior, incisivo central e lateral superior, incisivo central e lateral inferior, canino superior e inferior, 1º pré-molar superior e inferior, 2º pré-molar superior e inferior, 2º molar inferior e superior, 3º molar superior e inferior.
incisivo central e lateral inferior, incisivo central e lateral superior, canino inferior, 1º pré-molar superior e inferior, 2º pré-molar superior e inferior, canino superior, 1º molar inferior e superior, 2º molar inferior e superior, 3º molar superior e inferior.
1º molar inferior e superior, incisivo central inferior e superior, incisivo lateral inferior e superior, canino inferior e superior, 1º pré-molar superior inferior, 2º pré-molar inferior e superior 2º molar inferior e superior, 3º molar superior e inferior.
incisivo central e lateral superior, incisivo central e lateral inferior, canino inferior, 1º e 2º pré-molar superior, 1º e 2º pré-molar inferior, canino superior, 1º molar inferior e superior, 2º molar inferior e superior, 3º molar superior e inferior.