As principais propriedades do concreto no estado fresco são a trabalhabilidade, tempos de pega, exsudação e segregação. Em relação a essas propriedades, assinale a alternativa correta.
A trabalhabilidade pode ser definida como a energia necessária para manipular o concreto fresco sem perda considerável da homogeneidade, ou seja, a facilidade e homogeneidade com que o concreto fresco pode ser manipulado desde a mistura até o acabamento.
As características geométricas da estrutura a ser concretada, ou seja, as dimensões das peças e a taxa de armadura são fatores que limitam a trabalhabilidade. Peças estreitas e densamente armadas necessitam de um concreto com menor trabalhabilidade e fluidez.
A segregação excessiva pode ocorrer em concretos pouco coesivos devido à facilidade de deslocamento dos agregados em relação a pasta fresca. Adição de finos aumenta a coesão; logo, o aumento do teor de cimento ou o uso de adições tornam o concreto menos sujeito a segregação, ou seja, diminuição do ar incorporado que atua como material fino, reduzindo a segregação.
A exsudação sempre ocorrerá em processos de concretagem, mas, deve-se evitar o seu excesso. O deslocamento da água até a superfície do concreto pode carregar uma quantidade de partículas de cimento, formando uma nata com alta relação água/cimento, resultando em um material com baixíssima pulverulência.