Imagem de fundo

Sobre as técnicas anatômicas de perfusão e conservação feitas em cadáveres em faculdade...

Sobre as técnicas anatômicas de perfusão e conservação feitas em cadáveres em faculdades de medicina e considerando os conhecimentos anatômicos e laboratoriais envolvidos nestes processos, marque a opção correta, dentre as afirmativas abaixo.

A

O cadáver deverá ser colocado em tanque com água e solução de formol a 10 % durante aproximadamente sete dias e posteriormente deverá receber a solução fixadora através de uma cânula colocada em sua artéria axilar ou subclávia.

B

Deverá ser utilizada a artéria carótida comum como via principal de acesso para colocação de cânula que levará a solução fixadora por todo o sistema arterial do cadáver. Para isso deverá ser feita a dissecção do trígono posterior do pescoço, rebatendo-se o músculo trapézio até o feixe vásculo nervoso da região cervical, presente imediatamente profundo ao músculo escaleno posterior.

C

Assim que o corpo for recebido pelo laboratório de anatomia da faculdade, deverá ser lavado adequadamente e proceder a sua tricotomia. Imediatamente após os cuidados para tornar estéril o cadáver recebido, com a utilização de detergentes específicos, o técnico deverá proceder à abertura da cavidade abdominal e acessar a artéria aorta abdominal que deverá receber uma cânula feita de PVC cirúrgico e estéril, que dará passagem à solução fixadora composta de água, glicerina líquida e formol.

D

O técnico deverá proceder a perfusão imediata do cadáver, assim que recebido no laboratório de anatomia e após todos os cuidados que este deverá ter com o corpo que será tratado por ele e seus eventuais auxiliares. As vias preferenciais de acesso para colocação da cânula, deverão ser a via cervical, utilizando a artéria carótida comum ou o trígono femoral, através da artéria femoral.

E

Deverá ser utilizada a via de acesso axilar, buscando-se a dissecção da artéria axilar ou da artéria subclávia. Deverá se feita a drenagem do sangue presente no sistema arterial do cadáver e a injeção da solução fixadora será feita através de via oral ou via nasal até o estômago e intestinos para a inativação total dos microrganismos presentes no cadáver.