Questão de concurso
1
Q1449654
Conhecimentos Específicos de um determinado Cargo/Área Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: COTEC Concursos Públicos/FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas - COTEC FADENOR
Prova: COTEC FADENOR - Prefeitura de Unaí - Atendente de Consultório Dentário

O cimento de ionômero de vidro é um dos materiais mais utilizados na odontologia atualmente, apresentando características que o destacam entre os cimentos odontológicos, como a capacidade de adesão química à estrutura do dente e de armazenamento e liberação de fluoretos para o meio bucal. Sobre a manipulação desse cimento, é CORRETO afirmar:

A

Visando ao aumento do tempo de trabalho no processo de manipulação do cimento, pode-se utilizar uma placa de vidro aquecida na chama da lamparina por dois minutos.

B

O pó e o líquido devem ser dispensados na placa de manipulação com alguns minutos de antecedência, para que haja evaporação do excesso de água presente no líquido do cimento.

C

O tempo de manipulação recomendado deve ser, no mínimo, de três minutos, para que o cimento tenha uma consistência firme e condensável na cavidade dentária.

D

Antes de iniciar a manipulação do cimento, deve-se dividir o pó, em cinco partes iguais, e o líquido, em apenas duas partes, de forma a favorecer a união gradativa entre as duas fases.

E

A relação entre as partes, de pó e de líquido, recomendada pelo fabricante deve ser seguida. Qualquer redução nessa relação afeta de maneira adversa as propriedades do cimento.