O Flip Book ou folioscópio é uma das tradicionais técnicas de animação bidimensional. Criada em 1868 por John Barns Linnet, que patenteou o invento, é bastante utilizada até os dias de hoje. Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE à forma de funcionamento do Flip Book:
Trata-se de um livro ou de várias páginas juntas, contendo um desenho em cada página, desenhos estes organizados em sequência e com pequenas variações entre eles. Ao pegar esse livro ou caderno com o polegar e saltar as folhas em uma velocidade constante, se vê a criação do movimento.
Baseia-se no conceito de animação por intervalos, em que são feitas várias sequências de desenho que devem ser feitos necessariamente em grupos de 16 folhas e depois folheados. O desenho que seria o 17º volta a ser o primeiro, repetindo sempre o ciclo.
Técnica de animação que utiliza a velocidade padrão de 24 a 30 imagens por segundo, para criar o efeito de movimento a partir de imagens bidimensionais.
Os desenhos devem ser “registrados”, isto é, possuir alguma referência física para que estejam alinhados uns em relação aos outros, tanto na hora de desenhar quanto na hora de capturá-los. Utiliza-se papel transparente (tipo papel-manteiga ou vegetal) e mesa de luz, aproveitando a transparência do papel. São copiadas as partes que se deseja que permaneçam imóveis e modificadas ligeiramente as partes que vão se mexer.
É uma técnica tradicional também conhecida como Stop-motion, animação realizada a partir do movimento de fotografias de objetos que, na vida real, são imóveis, tais como bonecos de madeira ou de massinha, móveis, latas, etc.