Imagem de fundo

A qualidade das imagens radiográficas refere-se à quão fielmente a estrutura anatômica ...

A qualidade das imagens radiográficas refere-se à quão fielmente a estrutura anatômica examinada é mostrada na radiografia. Para fazer um diagnóstico acurado, o radiologista necessita de uma imagem de alta qualidade. Apesar de não haver uma maneira precisa de avaliar essa qualidade, existem algumas características básicas importantes para sua descrição. Julgue os itens, marcando V para Verdadeiro ou F para Falso:


( ) A densidade refere-se ao grau de enegrecimento global da imagem radiográfica após ela ser processada. Dependendo desse grau, pode ser mais difícil analisar a imagem tanto na tela do computador, quanto na frente de um negatoscópio.

( ) A distância entre o foco e o detector também afeta a densidade da imagem, já que a intensidade do feixe de raios X diminui com o quadrado da distância. Com isso, quanto mais distante estiver o detector do tubo de raios X, maior será a densidade da imagem.

( ) Outras duas características importantes da imagem são contraste e latitude. Essas características são opostas. Se o contraste aumenta, a latitude diminui, e vice-versa. O contraste é definido como a diferença na densidade radiográfica entre duas regiões adjacentes da imagem. Contraste alto significa que há pouca quantidade de tons de cinzas na imagem entre as cores branca e preta. Por outro lado, baixo contraste significa que há muitos tons de cinza entre o branco e o preto.

( ) Todas as imagens radiográficas também possuem algum tipo de ruído. A presença desse ruído, que nada mais é do que uma variação randômica da densidade de fundo pode dar a imagem uma aparência granulada ou com textura. Enquanto a resolução de imagens de raios X é limitada pelas dimensões da fonte de raios X; o ruído é limitado pela intensidade do feixe.

A

F, F, F, V.

B

V, F, V, V.

C

F, F, V, V.

D

V, V, V, V.