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A Comunicação não violenta é um processo de comunicação criado pelo psicólogo norte ame...

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Q1698618
Teclas de Atalhos
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Ano: 2020
Prova: UNESC - Prefeitura - Recepcionista - 2020

A Comunicação não violenta é um processo de comunicação criado pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg a partir da década de 1960. Ele fundou o The Center for Nonviolent Communication e disseminou a CNV em cerca de 60 países. A CNV atua como um norteador na resolução de conflitos. É justamente na forma como nos comunicamos, ou seja, como falamos e ouvimos os outros e também como somos ouvidos pelos outros que reside os motivos dos conflitos e, portanto, entendendo este processo e alterando a forma da comunicação compreenderemos como solucionar ou num momento mais avançado em iniciarmos situações conflituosas. A técnica desenvolvida por ele, Rosenberg (2006), apresenta quatro componentes: i) observação, ii) sentimento, iii) necessidade, iv) pedido. Sobre os componentes da Comunicação Não Violenta, analise as afirmações a seguir e julgue-as como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F).

(I) Observação: Olhar para uma situação e simplesmente observar o que a outra pessoa está dizendo ou fazendo e o que pode ser acrescentado de bom ou não para nossa vida, um indício que se está apenas observando é não fazer neste momento julgamentos de juízos e valores.

(II) Sentimento: Identificar, quais foram os sentimentos vivenciados a partir desta observação, o de raiva, frustração, alegria, alívio, magoa, rejeição, indiferença e tantos outros que podem inclusive não serem os mais conhecidos.

(III) Necessidade: Reconhecer honestamente qual necessidade está ligada ao sentimento observado e que não está sendo atendida, tais como: a necessidade de ser ouvido, aceito, obedecido, de viver em ambientes com organização, de expressar-se com liberdade, de se atingir metas profissionais e etc.

(IV) Sentimento: Identificar, se a pessoa realmente é de confiança, ou expressa empatia por você. Se há ausência de empatia e também hostilidade, reaja da mesma forma para que a pessoa saiba que você também está descontente com ela e merece respeito.

(V) Pedido: Formular um pedido com clareza e objetividade quando o exercício da observação, sentimento e necessidades forem realizados.


Analise as afirmações apresentadas e assinale a alternativa CORRETA:

A

F, V, F, V, V.

B

V, V, V, F, V.

C

V, F, V, V, F.

D

F, F, F, F, F.