Em se tratando dos materiais metálicos e suas microestruturas, quais sejam, a perlita fina e grosseira, cementita globulizada, bainita e martensita, é correto afirmar que:
a perlita grosseira é mais dura e mais resistente que a perlita fina, devido à perlita grosseira apresentar maior área de fronteira entre as fases ferrita e cementita por unidade de volume do material.
das várias microestruturas que podem ser produzidas para um determinado aço, a bainita é a mais dura e mais resistente, além disso, a mais frágil. Na realidade, ela tem ductilidade desprezível.
uma vez que os aços martensíticos apresentam uma estrutura mais fina, eles são, em geral, mais resistentes e mais duros que os aços perlíticos; ainda assim, exibem uma combinação desejável de resistência e ductilidade.
os aços com cementita globulizada são extremamente dúcteis, pois existe uma menor área de fronteira entre as fases ferrita e cementita por unidade de volume do material.
a fase ferrita, que é resistente e rígida, restringe se1.eramente a deformação da fase cementita, mais dúctil, nas regiões adjacentes à fronteira. Dessa forma, pode ser dito que a ferrita reforça a cementita.