Considerando os dispositivos de drenagem utilizados em
obras de estradas, é correto afirmar que as descidas d’água
A
têm como objetivo conduzir as águas captadas por
outros dispositivos de drenagem, pelos taludes de
corte e aterro. Podem ser do tipo rápido ou em
degraus.
B
têm como objetivo interceptar as águas que escorrem
pelo terreno natural a montante, impedindo-as de
atingir o talude de corte. Serão construídas em todos
os trechos em corte, onde o escoamento superficial
proveniente dos terrenos adjacentes possa atingir o
talude, comprometendo a estabilidade do corpo
estradal.
C
têm como objetivo captar as águas precipitadas sobre
a plataforma, de modo a impedir que provoquem
erosões na borda do acostamento e (ou) no talude do
aterro, conduzindo-as ao local de deságue seguro.
D
são dispositivos destinados a dissipar energia do
fluxo d’água, reduzindo, consequentemente, sua
velocidade, quer no escoamento através do
dispositivo de drenagem, quer no deságue para o
terreno natural.
E
são dispositivos que desviam o curso d’água,
evitando que ele coloque em risco a estabilidade do
aterro.