A concepção de um sistema de abastecimento de água (SAA) tem como objetivo a identificação e a quantificação de todos os fatores intervenientes, o diagnóstico do sistema existente, a alternativa para o sistema e o pré-dimensionamento das unidades, bem como o estabelecimento de diretrizes gerais para o projeto. Porém a concepção do SAA é constituída por diversos componentes que se integram com a finalidade de fornecer água de boa qualidade, em quantidade adequada e com pressão suficiente (Tsutiya, 2005). Um SAA é formado por:
A
mananciais superficiais e subterrâneos, adução de água bruta e tratada, estação de tratamento de água, reservatórios e redes de distribuição.
B
captação direta ou indireta, estação de tratamento, adução de água bruta e tratada, reservatório e rede de distribuição e ligação de água.
C
mananciais superficiais e subterrâneos e captação, adução de água bruta e tratada, estação de tratamento de água, reservatórios e redes de distribuição.
D
mananciais superficiais e subterrâneos, adução de água bruta e tratada, estações elevatórias, estação de tratamento de água, redes de distribuição e instalações prediais.
E
mananciais superficiais e subterrâneos e captação, estações elevatórias, adução de água bruta, estação de tratamento de água, adução de água tratada, reservatórios e redes de distribuição.