Imagem de fundo

Embora uma fratura possa ser evidente ao exame clínico, as radiografias são essenciais ...

Embora uma fratura possa ser evidente ao exame clínico, as radiografias são essenciais para definir, com precisão, a natureza e a gravidade da lesão. Uma avaliação adequada exige pelo menos duas incidências ortogonais, geralmente uma anteroposterior e outra em perfil. Assinale a alternativa INCORRETA sobre as fraturas e os exames realizados.
A
As fraturas diafisárias podem ser acompanhadas de lesões em uma articulação adjacente e, se esta não foi incluída na radiografia, tais lesões poderão não ser detectadas.
B
A Tomografia Computadorizada (TC) possui vantagens evidentes quanto à avaliação dos traumatismos do esqueleto em determinados locais. A TC é valiosa, sobretudo, na avaliação de fraturas da face, vértebras, pelve e acetábulo.
C
A Ressonância Magnética (RM) proporciona a visibilização direta das estruturas das partes moles, inclusive ligamentos, tendões, cápsulas articulares, meniscos e cartilagens articulares.
D
Na fratura por avulsão, um fragmento ósseo é tracionado (sofre avulsão) de uma tuberosidade ou processo ósseo na extremidade de um osso em um local de ligamento ou inserção de tendão. Quando o fragmento é muito pequeno, a fratura pode ser denominada fratura por arrancamento.
E
A fratura por insuficiência resulta de atividade anormal em um osso enfraquecido.