Imagem de fundo

Meio de contraste, em diagnóstico por imagem, são substâncias administradas ao paciente...

Meio de contraste, em diagnóstico por imagem, são substâncias administradas ao paciente com a finalidade de facilitar a distinção de estruturas anatômicas em seu estado normal ou patológico. A depender da técnica de obtenção de imagens, podem ser utilizadas diferentes substâncias. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os meios de contraste para exames de imagem.
A
Os quelatos de gadolíneo são os meios de contraste mais frequentemente utilizados na ressonância magnética. Convém lembrar que, entretanto, o gadolíneo é contraindicado para pacientes com doença renal.
B
O sulfato de bário é o meio de contraste opaco padrão para os estudos fluoroscópicos de rotina do trato gastrointestinal.
C
Os meios de contraste utilizados na ultrassonografia melhoram a caracterização da vascularidade da lesão e do tecido, de forma semelhante aos meios de contraste intravasculares utilizados na tomografia computadorizada e na ressonância magnética.
D
O extravasamento de meio de contraste iodado no local da injeção está associado a dor, edema, descamação da pele ou necrose tecidual mais profunda. O membro afetado deve ser elevado se ocorrer extravasamento. Compressas frias podem ajudar na absorção do meio de contraste, enquanto compressas mornas parecem ser mais efetivas no alívio da dor no local da injeção.
E
Os meios de contraste hidrossolúveis são indicados quando existe a suspeita de perfuração do trato gastrointestinal, por causa da alta taxa de mortalidade associada à peritonite por sulfato de bário.