Conhecimentos Específicos de um determinado Cargo/Área Motorista / Agente Condutor de Veículo Transporte

Sobre a direção defensiva, que visa diminuir as quantidades de acidentes de trânsito ocorridos, prevendo suas causas e buscando formas de preveni-los, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A. Em curvas para a esquerda a força centrífuga empurra o veículo para a direita no sentido do acostamento, fazendo com que o motorista perca o controle do veículo, tornando quase impossível evitar um acidente.
  • B. Em retas, a principal causa de acidentes é a ultrapassagem em locais de pouca visibilidade, quando o condutor, ao ultrapassar sem as devidas precauções de segurança, depara-se com outro veículo em sentido contrário e, devido à velocidade, não tem tempo de desviar ou evitar a colisão.
  • C. Em curvas, uma colisão ocorre devido a vários fatores, como velocidade, tipo de pavimentação, ângulo de convergência da curva, condições dos pneus, condições climáticas e falha do próprio condutor. Qualquer um destes fatores pode provocar a saída de um veículo da sua mão de direção, empurrando-o para a contramão ou para o acostamento.
  • D. Em curvas para a direita, a força centrípeta empurra o veículo para a esquerda no sentido da faixa de contramão. Para evitar este deslocamento é necessário reduzir a velocidade ao se aproximar de uma curva, mantendo o veículo no lado direito da faixa próximo ao acostamento. Acelerando suavemente ao entrar na curva, a força do motor irá compensar a ação da força centrípeta.