Questões de Concursos CONSESP Concursos

Ver página CONSESP Concursos Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 800350

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 5

CONSESP Concursos

Nível Superior

De acordo com Constance Kamii, é correta a alternativa:

I. Uma criança educada numa família autoritária tem muito mais oportunidades de desenvolver sua habilidade de raciocinar logicamente, pois é forçada a obedecer sem ter o desgaste de inventar argumentos que façam sentido e sejam convincentes.

II. As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos, nem pela manipulação de objetos; elas constroem esses conceitos pela abstração reflexiva, à medida que atuam mentalmente sobre os objetos.

III. A Aritmética não precisa ser transmitida de uma geração a outra como o conhecimento social (convencional), uma vez que o conhecimento lógicomatemático é construído pela coordenação de relações feitas pela criança e nada é arbitrário nessa coordenação.

IV. Em vez de contar objetos e comparar quantidades porque a professora diz que é hora de Matemática, as crianças deveriam ser encorajadas a pensar sobre quantidades quando sentissem necessidade e interesse.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e III estão corretas.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretas.

Questão de Concurso - 800369

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 24

CONSESP Concursos

Nível Superior

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:

I. É desnecessário o compromisso da escola em tornar a criança consciente do direito à educação, capaz de reivindicar uma escola de qualidade.

II. A escola deve compreender as crianças a ponto de auxiliá-las a usufruir seu direito ao ensino fundamental no sentido de sua promoção como cidadãos participantes nessa sociedade.

III. A política de “escola para todas as crianças” é desperdício de dinheiro público, pois nem todas as crianças se interessam pelo estudo.

IV. Se a criança das classes populares for considerada, desde logo, como de futuro impossível, não terá nem tempo justo de provar o quanto poderemos contar com ela.

  • A. Apenas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

Questão de Concurso - 800346

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 1

CONSESP Concursos

Nível Superior

Assinale a alternativa correta de acordo com Maria da Glória Seber:
  • A. Para se montar um programa de ensino é necessário que se satisfaça a gregos e troianos, reunindo o que existe de melhor nas diferentes posições teóricas, pois o que importa é a prática.
  • B. O ecletismo na montagem de um programa, onde as partes simplesmente se justapõem gera desarmonia, o que, em termos de ação educativa pode significar interferências desastrosas, quando o que se pretende é formar cidadãos que tomem para si o papel de construtores de uma sociedade verdadeiramente humana.
  • C. Os professores, de maneira geral, consideram natural a aprendizagem da criança, querer aprender para saber, saber para adquirir confiança em si mesma e independência de pensamento e, tudo isso, para poder compartilhar conhecimentos com os outros.
  • D. Não é salutar a curiosidade que se revela na frequência dos “como e dos porquês” e, conforme a reação dos que com elas convivem nas indagações, as crianças deixam de questioná-los, o que significa que deixa de formular hipóteses sobre os fatos observados.

Questão de Concurso - 800347

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 2

CONSESP Concursos

Nível Superior

Para Maria da Glória Seber, é correta a alternativa:

I. Não são poucos os pais que se envaidecem diante da decifração das letras e da repetição numérica; essa vaidade é inversamente proporcional à idade da criança: quanto mais cedo o filho realizar tal façanha, maior o orgulho demonstrado pelos pais.

II. Para muitos professores, é preciso alfabetizar bem rápido as crianças; se a leitura é mecânica e silabada, não permitindo a apreensão do significado do texto; se algo similar ocorre com a contagem que, embora memorizada, não possibilita sequer o entendimento da “ordem de contar”, nada importa; o essencial é conservar os mesmos procedimentos, orientar a ação educativa em uma única direção: a da submissão da criança às predeterminações dos adultos.

III. É comum a crença de que para as crianças que definitivamente se recusam e, do ponto de vista de seus professores, “fracassam”, a questão é reduzida à “falta de empenho” delas.

IV. Para aquelas que se arrastam, empurrando os conteúdos escolares com a barriga, muitos professores consideram que as aulas de reforço constituem remédio milagroso: é só repetir muitas vezes as matérias dadas e o aprendizado está garantido.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Questão de Concurso - 800348

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 3

CONSESP Concursos

Nível Superior

Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:
  • A. Ponto de vista “adulto cêntrico” é a forma pela qual se costuma conceber a aprendizagem das crianças a partir da própria perspectiva do adulto que já domina o conteúdo que quer ensinar.
  • B. Do ponto de vista adulto cêntrico, o professor, do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais difícil para os alunos e quais os caminhos que eles devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.
  • C. Em uma sociedade letrada as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita desde muito cedo, a partir do que podem observar e das reflexões que fazem a esse respeito.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

Questão de Concurso - 800349

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 4

CONSESP Concursos

Nível Superior

De acordo com Telma Weisz, é falsa a alternativa:
  • A. Crianças de famílias que fazem uso cotidiano da escrita costumam ter contato significativo com marcas de produtos, títulos de histórias, escritos de placas e assim conhecem, antes mesmo de entrarem para a escola, um repertório de palavras e a forma convencional de sua escrita.
  • B. O repertório de palavras conhecidas dá sustentação à reflexão, ajuda as crianças a pensar sobre as características do sistema de escrita e representa uma enorme vantagem quando elas são oficialmente iniciadas na alfabetização.
  • C. As crianças pobres não têm acesso à escrita e não podem refletir sobre seu funcionamento fora da escola.
  • D. As crianças pobres costumam iniciar a escolarização em condições muito menos vantajosas do que aquelas que participam de práticas sociais letradas desde pequenas.

Questão de Concurso - 800351

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 6

CONSESP Concursos

Nível Superior

Assinale a alternativa correta em se tratando de Projetos de Trabalho:

I. Um projeto pode organizar-se seguindo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.

II. Para abordar um eixo em sala de aula, se procede dando ênfase na articulação da informação necessária para tratar o problema objeto de estudo e os procedimentos requeridos pelos alunos para desenvolvê-lo, ordená-lo, compreendê-lo e assimilálo.

III. As diferentes fases e atividades que se devem desenvolver num Projeto, ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do professorado, responder aos desafios que estabelece uma estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares.

IV. A informação necessária para construir os Projetos não está determinada de antemão, nem depende do educador ou do livro-texto; está, sim, em função do que cada aluno já sabe sobre um tema e da informação com a qual se possa relacionar dentro e fora da escola.

  • A. Apenas I e IV estão corretas.
  • B. Apenas II e III estão corretas.
  • C. Não há alternativa correta.
  • D. I, II, III e IV estão corretas.

Questão de Concurso - 800352

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 7

CONSESP Concursos

Nível Superior

Assinale a alternativa correta, de acordo com Jussara Hoffmann:
  • A. O cotidiano dos professores revela um efetivo acompanhamento do desenvolvimento dos alunos a partir de um relacionamento afetivo e busca de compreensão de suas dificuldades.
  • B. A manutenção de provas e notas é garantia do efetivo acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem.
  • C. O grau, nota, conceito são conferidos ao aluno após séria interpretação e questionamento quanto ao seu significado e poder.
  • D. Em uma avaliação como uma função classificatória e burocrática, perseguimos um princípio de descontinuidade, segmentação e parcelização dos conhecimentos.

Questão de Concurso - 800353

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 8

CONSESP Concursos

Nível Superior

Qual destas alternativas não é verdadeira?
  • A. A perspectiva de globalização que se adota na escola e que se reflete nos Projetos de Trabalho trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
  • B. O tema do Projeto de Trabalho Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.
  • C. Existem alguns temas que não podem ser abordados através de Projetos.
  • D. A função principal do Projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação.

Questão de Concurso - 800354

Concurso Professor de Ensino Fundamental 2011

Questão 9

CONSESP Concursos

Nível Superior

A orientação proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais reconhece:
  • A. A importância de o aluno ser sujeito de sua própria formação e, o professor, sujeito do conhecimento.
  • B. Que o ensino guiado pelo interesse do aluno não necessita de um trabalho planejado.
  • C. Como eixo o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conteúdos curriculares não são fins para a aquisição e desenvolvimento dessas atividades.
  • D. O ensino e a aprendizagem, como um processo que se desenvolve por etapas, em que, a cada uma delas, o conhecimento é acabado.