

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma empresa do ramo industrial, ao recolher seu imposto no âmbito municipal, o fez com 3 meses de atraso. O valor original do tributo era de R$ 2.700,00 e os encargos da dívida (juros e multa) por mora foram de R$ 305,00. Na data do vencimento, tal obrigação estava registrada como a recolher no passivo da empresa. O mês de referência do tributo era fevereiro do ano Y1, seu vencimento ocorreu em março e seu pagamento foi em junho, sempre no mesmo ano-calendário.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta o lançamento contábil correto no ato do pagamento.
Crédito: impostos municipais a recolher (passivo circulante) – R$ 2.700,00;
Débito: despesas com juros e multas sobre impostos – R$ 305,00; e
Débito: banco conta-corrente (ativo circulante) – R$ 3.005,00.
Débito: impostos municipais a compensar (conta de resultado) – R$ 2.700,00;
Crédito: despesas com juros e multas sobre impostos – R$ 305,00; e
Crédito: banco conta-corrente (ativo circulante) – R$ 3.005,00.
Débito: impostos municipais a recolher (passivo não circulante) – R$ 2.700,00;
Crédito: despesas com juros e multas sobre impostos – R$ 305,00; e
Débito: banco conta-corrente (ativo circulante) – R$ 3.005,00.
Débito: impostos municipais a pagar (passivo circulante) – R$ 2.700,00;
Débito: receita com juros e multas sobre impostos – R$ 305,00; e
Crédito: banco conta-corrente (ativo não circulante) – R$ 3.005,00.
Débito: impostos municipais a recolher (passivo circulante) – R$ 2.700,00;
Débito: despesas com juros e multas sobre impostos – R$ 305,00; e
Crédito: banco conta-corrente (ativo circulante) – R$ 3.005,00.